Apresentador já foi cobrado no Twitter pela polêmica sobre a transmissão do Brasileiro |
Tiago Leifert costuma evitar as discussões sobre política do futebol em seu Globo Esporte, mas falou sobre o tema em uma palestra. Ele defendeu partidas às 22h durante a semana, argumentou que a Globo atrai mais os clubes por ter conhecimento em transmissões de futebol e definiu qual a missão da TV aberta nesses casos: “TV aberta é a ditadura da maioria”.
A trégua que Tiago Leifert e Neto tinham ensaiado parece que chegou ao fim. Nesta quinta-feira, Neto se sentiu ofendido ao ouvir declaração que Leifert deu em uma universidade e não se segurou: repercutiu o caso no Twitter e chamou o apresentador do Globo Esporte de "mascarado". Leia mais
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“A TV aberta é a ditadura da maioria. Sempre você deve na TV aberta buscar a maioria, essa é sua função. A TV a cabo busca o nicho, o específico”, disse ele na última segunda-feira, em palestra feita na Uninove.
“Por que o jogo é às 22h? Meus amigos, conformem-se: a novela dá muito mais audiência que o futebol. Eu não estou falando que é pouco, não. É muito mais audiência que o futebol. Logo ela precisa ter uma posição privilegiada porque ela está atendendo a maioria. Esqueça a frase 'o Brasil é o país do futebol'. Não é. O Brasil é o país da novela”, resumiu.
A discussão sobre os horários das partidas é um dos temas que compõem toda a disputa que tomou conta dos direitos de transmissão do Brasileiro a partir de 2012. A Globo recebe críticas por exibir partidas durante a semana às 22h, depois da novela das 21h. As concorrentes tentaram, entre outros argumentos, oferecer jogos mais cedo.
Na batalha pelos direitos, a Globo ajudou a afundar o Clube dos 13 ao negociar individualmente com os interessados. Já assinou com 15 clubes e acertou verbalmente com o São Paulo.
O tema raramente é tratado por Tiago Leifert no Globo Esporte, mas na palestra o apresentador defendeu sua emissora e considerou normal a estratégia adotada nas negociações.
“Os clubes podem fazer o que quiserem. E muitos, não todos ainda, optaram pela Globo. E por que a Globo? Gente, é grana, é comercial. Esquece paixão, é dinheiro. A Globo dá mais audiência, tem ‘know how’ de 30 anos fazendo esse negócio (...). O patrocínio vale mais, o patrocinador quer estar na Globo. É o mérito que a Globo tem por ter feito um bom trabalho por 30 anos”, discursou.
O assunto, inclusive, já causou problemas para Tiago Leifert. Ele se irritou com a quantidade e o tom das cobranças que recebeu pelo Twitter. Parte de seus seguidores reclamavam da postura da emissora carioca. Ele abandonou o microblog, mas logo retomou a conta.
"A Globo JAMAIS se daria ao trabalho de me mandar sair [do Twitter]. Eles têm preocupações maiores, diferentemente de outros veículos", desabafou o apresentador na oportunidade.
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