UOL Esporte Futebol
 
Montagem

Juvenal Juvêncio e Edson Lapolla deverão ser os candidatos à presidência

12/04/2011 - 07h07

Em meio à guerra na Justiça, São Paulo marca eleição presidencial para dia 20

Bruno Thadeu
Em São Paulo

O São Paulo saberá no dia 20 quem será o comandante do clube para os próximos três anos. Juvenal Juvêncio e Edson Lapolla deverão ser os candidatos da situação e oposição, respectivamente. O período pré-eleitoral é marcado por acusações dos dois lados e liminares na Justiça.

Reduzida no Conselho Deliberativo, a oposição admite que dificilmente emplacará um presidente e direciona suas atenções à Justiça, pois condena a presença de Juvenal Juvêncio como candidato. Diversas liminares foram obtidas pelos dois grupos. Juvenal segue à frente do clube sub judice, situação que deverá permanecer inalterada mesmo que vença no dia 20.

OS PROVÁVEIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO SÃO PAULO

Situação

Juvenal Juvêncio

75 anos

Presidente do clube desde 2006. Já ocupou a função também de 1988 a 1990
Oposição

Edson Lapolla

62 anos

Ex-diretor adjunto de futebol do São Paulo e atual conselheiro

Os oposicionistas acusam o atual presidente e aliados de Juvenal de alterarem o Estatuto do clube, tratando como “golpe no Estatuto”.

Juvenal, teoricamente, tentará sua segunda reeleição consecutiva. O estatuto anterior previa apenas uma reeleição. Mas o presidente alega que buscará sua primeira reeleição com base no novo regimento, que passou a valer por três anos. Anteriormente, as eleições ocorriam a cada dois anos.

O grupo contrário ao atual presidente move processo desde 2006 em que reivindica, entre outras coisas, a saída de Juvenal do cargo (pois considera inválido o novo Estatuto) e, consequentemente, a impossibilidade de uma nova reeleição.

O processo movido pela oposição encontra-se no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

“Derrubaram o Saddam (ex-ditador do Iraque), o Mubarak (ex-ditador do Egito), e está caindo o Kadafi (ditador da Líbia). No São Paulo acontece o contrário. Querem ampliar o poder do ditador [Juvenal], que mudou o estatuto para se beneficiar”, acusa o conselheiro oposicionista Aurélio Miguel.

Juvenal e Lapolla terão até o dia 15 para registrarem suas candidaturas. O atual mandatário do São Paulo deverá confirmar seu nome somente horas antes do prazo final das inscrições. Caso registre com antecedência, Juvenal acredita que a oposição tentará impedir sua candidatura na Justiça.

O grupo situacionista, liderado por Juvenal Juvêncio, relativiza a estratégia da oposição e lista benfeitorias da atual gestão no clube.

“A oposição deixou de disputar votos e de tentar convencer conselheiros para ficar brigando na Justiça. Não houve qualquer proposta, enquanto o Juvenal tem mostrado sua importância ao clube. O São Paulo se modernizou, o Morumbi está lindo, o elenco do São Paulo está muito forte. Não há ninguém que reclama da administração do Juvenal”, defende o conselheiro e ex-presidente do clube, Carlos Miguel Aidar.

Empresário aponta desinteresse de Pelé no futuro dos netos no São Paulo

LEIA A NOTÍCIA SOBRE OS NETOS DE PELÉ

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host