UOL Esporte Futebol
 
Daniel Marenco/Folhapress

Luis Fabiano atraiu 45 mil pessoas ao Morumbi, segundo dados do São Paulo

30/03/2011 - 07h00

São Paulo usa Luis Fabiano contra a Globo para aparecer mais no Brasileiro-2011

Alexandre Sinato e Bruno Thadeu
Em São Paulo

A pomposa apresentação de Luis Fabiano e a grande presença de público no evento do Morumbi viraram arma do São Paulo na batalha dos direitos de transmissão do Brasileiro. O clube já pretende usar a chegada do centroavante para tentar elevar o número de jogos transmitidos na Globo na edição deste ano do Nacional.

“O interesse de todos é o faturamento, é a audiência, e com o nível do futebol que estamos apresentando, com o nível de crescimento da nossa torcida e agora repatriando o Luis Fabiano, não tenho dúvida que haverá mudança [no número de jogos televisionados]. O São Paulo não se preocupa com isso, o sucesso que estamos fazendo será devidamente reconhecido”, discursou Adalberto Batista, diretor de marketing tricolor.

A própria diretoria do São Paulo, contudo, admitiu na semana passada ter ficado surpresa com a redução de partidas transmitidas pela Globo no Brasileiro deste ano. O clube foi “rebaixado” para o terceiro escalão e, atualmente, terá apenas cinco jogos na TV aberta no primeiro turno do campeonato, sendo que até então figurava na parte de cima desse ranking.

O São Paulo afirma que a mudança da Globo se explica pela ferrenha disputa que se tornou a negociação dos direitos de transmissão do Brasileiro no triênio 2012-2014. Aliado do Clube dos 13, o time do Morumbi está em lado oposto ao da emissora carioca na guerra política que tomou conta do futebol.

“Essa escala de quatro, cinco jogos [no primeiro turno] vai ter que mudar. Todos sabemos que é uma pressão [da Globo] para que logo se resolva o contrato dos próximos anos. Não tenho dúvida que isso vai mudar”, reforçou Adalberto Batista.

E a nova esperança tricolor nesse duelo é Luis Fabiano. Na última terça-feira, 45 mil pessoas foram ao Morumbi prestigiar a apresentação oficial do atacante, segundo números fornecidos pelo São Paulo.

Luis Fabiano ainda foi o centroavante titular da seleção brasileira na última Copa do Mundo, na África do Sul. O time de Dunga acabou eliminado nas quartas de final, mas o camisa 9 fez três gols, terminou como artilheiro da seleção e não voltou com a imagem tão desgastada como outros jogadores.

O São Paulo também usa como argumento o tamanho de sua torcida. Segundo levantamentos recentes dos institutos de pesquisa, o clube tricolor aparece com a terceira maior torcida do Brasil, atrás apenas de Flamengo e Corinthians. O Ibope de agosto de 2010 ainda divulgou que o São Paulo é o líder entre os mais ricos, que estão entre os potenciais consumidores da TV fechada, pay-per-view e internet.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host