UOL Esporte Futebol
 
Christian Hartmann/Reuters

Ao lado de Messi, Marta foi eleita a melhor do mundo de 2010, sua 5ª vitória seguida

23/03/2011 - 07h01

Marta prevê explosão física pós-cirurgia e tenta se livrar de bombinha de asma

Alexandre Sinato
Em São Paulo

Marta está animada para 2011 e tem um motivo extra para isso. No último sábado, ela passou por uma cirurgia com o objetivo de melhorar sua respiração. Retirou o acúmulo de pólipos nasais e fez uma correção no desvio de septo. Espera, assim, repetir o auge físico que atingiu em 2008 e, talvez, até se livrar da bombinha para asma que usa com frequência.

A melhor jogadora do mundo nos últimos cinco anos sofre com problemas respiratórios. Em 2007, passou por uma cirurgia parecida à do último sábado, mas só depois descobriu que não removera todos os pólipos do local. Mesmo assim, em sua análise pessoal, 2008 foi o ano de seu auge físico. As explosões em campo eram melhores.

Recentemente, Marta descobriu que ainda tinha pólipos nasais. Mais que isso, soube que o acúmulo de pólipos era grande e que eles já haviam se espalhado para o seio frontal da face, na região da testa. Por isso, quando soube que seu desempenho em campo melhoraria com nova cirurgia, ela decidiu passar pelo procedimento novamente.

“A Marta se cobra muito e entendeu que sua performance seria melhor se operasse. Ela diz que 2008 foi seu auge físico. Então podemos esperar muito mais da Marta neste ano. A operação foi tranquila e ela já está em casa descansando, à espera do visto para ir aos Estados Unidos”, comentou Fabiano Farah, empresário da jogadora.

A meia-atacante aguarda o visto norte-americano para se apresentar ao Western New York Flash juntamente com Maurine, lateral que trocou o Santos pela liga dos Estados Unidos. Elas serão companheiras de time. No último ano de seu contrato com a liga norte-americana, Marta projeta o título nacional e um embalo antes da Copa do Mundo feminina, na Alemanha, em junho.

A cirurgia também pode ajudar Marta em outro sentido. Embora tenha algumas crises de asma, ela espera que, após a cirurgia de sábado, não precise mais usar as bombinhas que aliviam os ataques asmáticos.

“Ela tem um problema de asma, mas tudo vai melhorar absurdamente. Talvez ela não precise mais da bombinha, vamos esperar para ver”, contou Farah. A cirurgia de Marta aconteceu em uma clínica na Gávea, no Rio de Janeiro. Ela ficou no local até domingo por precaução e foi liberada pelos médicos. A expectativa é que a meia-atacante treine normalmente em 15 dias.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host