UOL Esporte Futebol
 
16/03/2011 - 15h11

Dirigente do Grêmio anuncia acordo com a Globo pelo Brasileirão

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Paulo Odone (à dir.) assina contrato com a Globo; Grêmio é o primeiro clube a firmar compromisso

    Paulo Odone (à dir.) assina contrato com a Globo; Grêmio é o primeiro clube a firmar compromisso

Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos, anunciou em sua conta no Twitter que o Grêmio assinou com a Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. O dirigente não deu detalhes do contrato, que pode ser o primeiro de uma série entre os dissidentes do Clube dos 13.

“O Grêmio acaba de assinar com a Rede Globo contrato referente aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol”, resumiu Antonini.

A própria Globo também emitiu uma nota em seu site, informando que o clube gaúcho foi o primeiro dos dissidentes a tomar tal postura. 

O Grêmio foi um dos últimos a anunciar seu interesse em negociar seus direitos de transmissão separadamente. Além dele, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Coritiba, Cruzeiro, Palmeiras e Santos tomaram o mesmo caminho.

Anteriormente, o presidente Paulo Odone havia informado que negociava abertamente com todas redes de televisão. Logo após o anuncio de Antonini através do microblog, a assessoria de imprensa do clube convocou uma entrevista coletiva para as 18h, que promete mais detalhes sobre o acerto.

Os números oferecidos pela Globo seriam R$ 5 milhões mensais para os direitos de transmissão de todos os jogos do Grêmio no Brasileirão a partir de 2012, já que para este ano o acordo firmado em 2010 permanece valendo.

O clube do Olímpico é o primeiro a firmar um compromisso com a Globo, que também desistiu da licitação do Clube dos 13 pelas conversas paralelas. O processo oficial teve a RedeTV! como vencedora. A emissora paulista prometeu R$ 516 milhões por cada ano do contrato de TV aberta, desde que todos os 20 clubes assinem o compromisso.
 

REDETV! OU GLOBO? ENTENDA O QUE ACONTECERÁ COM O BRASILEIRO NA TV

A RedeTV! venceu a licitação aberta pelo Clube dos 13. Ela exigiu, no entanto, que todos os clubes filiados assinem o contrato, caso contrário a proposta se torna inválida. Essa assinatura ainda não ocorreu porque parte dos clubes está negociando separadamente com as televisões.

O Grêmio, um dos dissidentes, já assinou contrato com a TV Globo. Agora, ou os clubes se unem e fecham com uma única emissora, ou o Campeonato Brasileiro do próximo triênio (2012 a 2014) corre o risco de ser dividido entre duas televisões.

Neste último cenário, o torneio fica dividido. Pela legislação brasileira, o direito de arena é dos dois clubes que estão em campo. Portanto, qualquer transmissão depende da autorização dos dois times envolvidos, o que pode forçar a Globo a só exibir confrontos entre os times com os quais tem contrato, assim como a RedeTV!. Portanto, jogos de clubes que tenham contratos com emissoras distintas não seriam transmitidos. 

Oficialmente, São Paulo, Inter, Atlético-MG, Atlético-PR e Bahia seguem alinhados com o Clube dos 13 e, consequentemente, com a RedeTV!. Vitória, Goiás, Guarani, Portuguesa e Vitória são os indecisos. Corinthians, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Coritiba, Grêmio, Santos e Palmeiras negociam seus direitos separadamente, sendo que o Grêmio já fechou com a Globo.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host