UOL Esporte Futebol
 
07/03/2011 - 09h59

Marcador de Garrincha na Copa de 1962 morre na Eslováquia

Das agências internacionais
Em Brastilava (ELQ)
  • Garrincha e Pelé deixam o campo após empate sem gols entre Brasil e Tchecoslováquia em 1962

    Garrincha e Pelé deixam o campo após empate sem gols entre Brasil e Tchecoslováquia em 1962

Um dos jogadores mais importantes da história do futebol da Eslováquia faleceu nesta segunda-feira, aos 75 anos. A Federação de futebol local confirmou a informação, mas não revelou as causas da morte. O defensor Jan Popluhar ficou famoso como principal marcador de Garrincha na Copa do Mundo de 1962, no Chile.

O Brasil conquistou o bicampeonato mundial, e Popluhar teve a missão de parar o grande nome da seleção naquela competição. Os dois jogadores se encontraram duas vezes. Ainda com a camisa da Tchecoslováquia, Popluhar teve sucesso na primeira fase. O Brasil não conseguiu sair do empate sem gols.

Brasil e Tchecoslováquia se classificaram para a etapa eliminatória e voltaram a se enfrentar na final da Copa-1962. Popluhar não conseguiu repetir a boa atuação da fase de grupos. Com isso, a seleção comandada por Garrincha venceu por 3 a 1 e ficou com o título.

Além do vice da Tchecoslováquia no Mundial, Popluhar também participou do bronze da seleção de seu país no Campeonato Europeu de 1960 e disputou a Copa de 1958, na Suécia.

Em 2002, Popluhar foi eleito o melhor jogador da Eslováquia no século 20.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host