UOL Esporte Futebol
 
25/02/2011 - 21h30

Após saída da Globo, C13 diz que emissora participou da elaboração de licitação

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
  • Decisão da Globo de abandonar licitação do C13 é boa para o grupo liderado pelo Corinthians

    Decisão da Globo de abandonar licitação do C13 é boa para o grupo liderado pelo Corinthians

A polêmica em torno da comercialização dos direitos de transmissão do triênio 2012-2014 do Campeonato Brasileiro voltou a ganhar novo capítulo nesta sexta-feira. No fim da tarde, a Rede Globo confirmou, por meio de um comunicado oficial, que não participará da licitação proposta pelo Clube dos 13 e pretende conversar diretamente com os times.
 
O Clube dos 13, também em nota oficial, falou em surpresa pela decisão da emissora carioca e afirmou que a própria Globo participou da elaboração dos termos da concorrência. Além disso, a entidade disse que "em nenhum momento deste processo seus representantes [da Globo] nos manifestaram direta ou indiretamente a decisão de não participar do certame".
 
A atitude da Globo volta a dar força ao grupo de clubes dissidentes do C13, que conta com Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco. Com exceção dos paulistas, os demais pretendem seguir na entidade, mas encampam a ideia de comercializar os direitos de transmissão diretamente com as emissoras interessadas.
 
Na última quarta-feira, o Clube dos 13 aprovou o edital de licitação para os direitos de transmissão. A proposta foi enviada a todas as emissoras de TV aberta e os envelopes com as propostas dos interessados serão abertos no próximo dia 11.
 
Sem a Globo, a expectativa é que Record e Rede TV! apresentem propostas para adquirir os direitos da competição. Pelo edital aprovado, o lance mínimo é de R$ 500 milhões. Já o canal carioca, se voltar atrás na decisão e resolver participar, terá um ágio de vantagem de 10% em relação aos demais.
 
Enquanto isso, o Corinthians busca sua desfiliação do C13, pedido feito na última quarta-feira. Mesmo assim, segundo o estatuto do Clube dos 13, o time paulista precisa aguardar 60 dias para, em uma assembléia geral, formalizar a solicitação para a saída da entidade, fato que será permitido apenas após o pagamento de todas as dívidas, que giram em torno de R$ 25 milhões. 
 
Veja a íntegra dos dois comunicados:

Leia o comunicado da Rede Globo:

Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.

Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.

As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.

As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.

Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.

Central Globo de Comunicação

Leia o comunicado do Clube dos 13

O Clube dos 13 tomou conhecimento pela imprensa da decisão da Rede Globo de não participar da licitação para os direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros do triênio 2012-2014.

A entidade lamenta o fato de a emissora ter mudado abruptamente de posição, uma vez que desde a criação do Clube dos 13 a Rede Globo foi sempre parceira na construção e no fortalecimento do futebol brasileiro.

Esclarecemos que todas as cláusulas que constam na carta-convite foram exaustivamente discutidas com as empresas interessadas, inclusive com a Rede Globo, e que em nenhum momento deste processo liso e democrático seus representantes nos manifestaram direta ou indiretamente a decisão de não participar do certame.

Nos causa surpresa, ainda, que seus representantes tenham procurado diretamente os clubes, desrespeitando acordo firmado no ano passado com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Antes mesmo do anúncio da Rede Globo, o Clube dos 13 procurou espontaneamente o CADE e pediu uma audiência, agendada para a próxima terça-feira (01/03) com o procurador-geral, Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo, e o presidente do conselho, Fernando Furlan. O objetivo da reunião é relatar aos órgãos competentes os últimos acontecimentos e ratificar nosso compromisso com uma licitação que dê a todos os interessados as mesmas oportunidades de concorrência.

A entidade que congrega as 20 maiores agremiações do país reafirma seu desejo de união com todos os presidentes de clubes e sua missão de trabalhar de forma limpa, transparente e incansável para que o torcedor, nossa única razão de existir, possa testemunhar um marco histórico de viabilidade econômica no esporte, fator imprescindível para que nosso futebol siga forte, competitivo e recheado de craques.

Fabio André Koff
Presidente do Clube dos 13

* Atualizada às 21h44

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host