UOL Esporte Futebol
 
Folha Imagem

Presença assídua nos jogos em 2010, lateral foi criticado por não enfrentar o Tolima

13/02/2011 - 07h00

Roberto Carlos deixa o Corinthians sem versão oficial e expõe amor e ódio da fiel

Bruno Thadeu
Em São Paulo

Roberto Carlos traduz a relação de amor e ódio da torcida do Corinthians. Venerado pela fiel no ano passado e então visto como exemplo de determinação em campo (foi o segundo atleta que mais defendeu o clube em 2010, mesmo aos 37 anos), o lateral deixou o clube oficialmente no sábado sem dar uma versão definitiva sobre sua saída, gerando diversas interpretações.

Na quinta, ele havia dito que deixaria o Corinthians devido a ameaças. Um dia depois, ele disse a Rivaldo que continuaria no Parque São Jorge, pois não era um pequeno grupo que o abalaria.

A posição oficial do Corinthians é a de que Roberto Carlos deixou o clube por diversas razões misturadas: proposta excelente do clube russo Anzhi e de ameaças à família do jogador. Mas outros motivos não reconhecidos pelo time paulista são colocados como determinantes para a saída.

Parte da torcida acredita que a lesão muscular não era grave a ponto de Roberto Carlos desfalcar o Corinthians na derrota conta o Tolima, 2 a 0, na Colômbia. Já o blogueiro do UOL, Vítor Birner, aponta descontentamento de Roberto Carlos ao perceber que a diretoria corintiana apoiou Tite em atrito com o lateral. A perda na queda-de-braço pesou na saída, acrescenta Birner.

Diretoria e Andrés Sanchez não descartam a possibilidade de Roberto Carlos ter usado o ambiente ameaçador proporcionado pela torcida corintiana como argumento para deixar o Corinthians.

UM ANO NO CORINTHIANS

Roberto Carlos chegou ao time em janeiro de 2010 e saiu sem título. Veja o perfil do lateral

Antes do trauma na pré-Libertadores, Roberto Carlos gozava de prestígio com a fiel. Seu nome só não era mais ovacionado no Pacaembu do que Ronaldo. O lateral fez gol olímpico diante da Lusa, em janeiro, aumentando o apoio da torcida.

Roberto Carlos teve série impressionante defendendo o Corinthians em 2010. O então camisa 6 corintiano chegou a atuar 23 partidas consecutivas atuando os 90 minutos de jogo, mais acréscimos, maior marca no elenco em 2010.

Regularmente era citado como exemplo quando comparado a outro experiente do time: Ronaldo, que pouco atuou em 2010. Foram 60 partidas disputadas por Roberto Carlos pelo clube no ano passado, perdendo apenas para Jucilei.

Desligado do clube, Roberto Carlos defenderá o Anzhi, da Rússia, pelas próximas duas temporadas.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host