UOL Esporte Futebol
 
Robert Cianflone/Getty Images

Tandari Lee comemora o gol que deu o título para o Japão contra a Austrália

29/01/2011 - 15h28

Japão bate Austrália na prorrogação e se isola como maior campeão da Copa da Ásia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Japão venceu a Austrália neste sábado por 1 a 0 e levou o título da Copa da Ásia. As duas equipes empataram em 0 a 0 no tempo normal e o gol japonês saiu apenas no segundo tempo da prorrogação, com o atacante reserva Tadanari Lee. Com a conquista, os japoneses alcançaram o status de maior vencedor da competição, com quatro títulos.

O Japão já havia levantado a taça em outras três oportunidades (1992, 2000, 2004). Com o título de hoje, os japoneses ultrapassam Arábia Saudita e Irã, que têm três conquistas cada. Enquanto isso, a Austrália nunca venceu a competição, pois antes não era considerado no grupo asiático e disputa competições na Oceania.

Na primeira etapa, a Austrália aproveitou a boa estatura dos seus jogadores e abusou das bolas aéreas. Desta forma, criou boas oportunidades e esteve mais perto de abrir o marcador. A dupla Kewell e Cahill armou boas jogadas, mas pecou na finalização.

Por outro lado, o Japão encontrou dificuldade na criação e arriscou mais em chutes de longa distância. Em uma jogada pela esquerda, os japoneses reclamaram pênalti após a bola pegar na mão do zagueiro rival, mas o árbitro achou que ele não teve a intenção e o jogo seguiu.

No segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada, pois os japoneses conseguiram criar mais jogadas de linha de fundo. Em uma delas, Okazaki apareceu sozinho na área, mas cabeceou para fora, rente à trave adversária. Pelo lado australiano, Kewell ficou cara a cara com Kawashima, que fez uma bela defesa.

No final, as duas equipes foram para o ataque na base do desespero e o duelo ganhou um tom dramático. A Austrália teve as melhores chances, mas parou na defesa rival e o embate foi para a prorrogação.

O tempo extra, o jogo ficou franco. A Austrália quase marcou aos 14min, quando Kruse cabeceou para mais uma bela defesa do goleiro Kawashima, o grande destaque do confronto. No lance seguinte, o Japão fez boa trama e quase marcou com Honda, mas a bola foi para fora.

Aos 3min do segundo tempo da prorrogação, Nagatomo fez uma ótima jogada pela esquerda e cruzou para Lee, que sozinho emendou de primeira e colocou a bola no ângulo do goleiro Schwarzer, golaço japonês. No fim, os australianos tentaram empatar no desespero, mas o título ficou com o Japão.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host