UOL Esporte Futebol
 
Mowa Press

Atacante Diego Maurício tentou minimizar a atitude racista da torcida peruana

23/01/2011 - 17h18

Torcida peruana faz sons racistas contra Diego Maurício; atleta responde

Thales Calipo
Em Moquegua (Peru)

A partida entre Brasil e Bolívia, que terminou empatada por 1 a 1, não foi só de festa para os torcedores que compareceram ao estádio 25 de Noviembre, em Moquegua. Um pequena parte dos espectadores protagonizou cenas lamentáveis de racismo com o atacante brasileiro Diego Maurício.

O atleta entrou em campo logo após o gol da Bolívia, marcado aos 32min do segundo tempo. A partir daí, quando encostava na bola, os torcedores faziam sons que imitavam os de um macaco, num claro sinal de racismo. Apesar de abafado pela grande maioria que estava para apoiar as duas equipes, os barulhos foram captados pelas câmeras de TV que registravam a partida.


“Eu fico triste, mas isso não me afeta em nenhum momento. Independentemente de raça, somos todos seres humanos. Dentro de campo vou sempre mostrar meu trabalho e não dou bola para isso”, disse o jogador.

“Fora de campo existem algumas pessoas que querem fazer algo para aparecer, pois não podem enxergar um objetivo maior na vida. Nós estamos aqui para servir a seleção, e por isso estou tranquilo”, completou o atleta.

O técnico Ney Franco também se mostrou surpreso com a reação de uma parcela da torcida de Moquegua, mas também mostrou indignação com os atos racistas.

“Estou sabendo disso agora. Não vi nenhuma movimentação, mas infelizmente se tiver acontecido, acho que isso não cabe mais no mundo no ano de 2011”, disse o treinador brasileiro.

O Brasil volta a campo agora na próxima terça-feira, quando enfrenta o Equador, às 21h10 (0h10 de Brasília), novamente em Tacna, cidade que recebeu as duas primeiras partidas da seleção brasileira neste Sul-Americano sub-20.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host