Topo

Olímpico apresenta indícios de festa para apresentação de Ronaldinho nesta sexta

Caixas de som no gramado do Olímpico para festa de apresentação de Ronaldinho  - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Caixas de som no gramado do Olímpico para festa de apresentação de Ronaldinho Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre*

07/01/2011 10h01

O estádio Olímpico apresenta indícios de preparativos para a apresentação de Ronaldinho Gaúcho. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) colocou cavaletes em frente ao estádio impedindo estacionamento. Além disso os caminhões de transmissão de televisão já estão presentes, o sistema de som foi reservado na noite anterior e há um helicóptero à disposição do clube. Contudo, os dirigentes não confirmam anúncio ou apresentação e aguardam um novo contato com Assis, previsto para o fim desta manhã.

Assis deve conversar com os dirigentes do Grêmio por volta das 11h. A expectativa é que a apresentação oficial de Ronaldinho Gaúcho como contratação do Grêmio ocorre nesta sexta-feira. A reportagem do UOL Esporte apurou que o evento deve acontecer às 15h, no estádio Olímpico.


Pela manhã houve a colocação de cavaletes impedindo e estacionamento na entrada do estádio. Há porém um evento das escolinhas de futebol gremista no Olímpico, algo que justificaria tal colocação.

Contudo os indício são completos pela reserva de um sistema de som feita na noite de quinta-feira pelos dirigentes do Grêmio. Além disso, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, cedeu seu helicóptero para o clube visando a apresentação do astro. Por fim, os caminhões de transmissão de televisão que trabalham em jogos estão presentes e instalam equipamentos grandiosos na casa gremista. A segurança do clube já se prepara para o evento e a Polícia Militar mobiliza um efetivo de 90 homens para trabalhar no evento, mais um indício que há festa programada.

Os responsáveis pelo futebol gremista negam que Ronaldinho esteja contratado e seja apresentado nesta sexta. Contudo, o marketing admite que a festa está pronta há mais de dois dias aguardando o desfecho da negociação. " Estamos trabalhando para que o evento cause algum impacto", disse o diretor de marketing Paulo César Verardi, à Rádio Gaúcha. Caso Assis dê o sinal verde, a festa inicia à tarde.

Por volta das 11h30 funcionários do Grêmio começaram a instalar caixas de som no gramado principal do Olímpico, mais um indício da oficialização da contratação. Duas caixas estão colocadas em frente a saída dos vestiários, outras duas no centro do gramado e cerca de 15 em torno do campo voltadas para a torcida. Assim, a festividade por Ronaldinho será levada aos torcedores, que são aguardados no estádio.

Ronaldinho Gaúcho está perto de voltar ao Grêmio 10 anos depois de deixar o clube. Em sua passagem anterior pelo clube, Ronaldinho fez 21 gols e conquistou o Campeonato Gaúcho de 1999 e a Copa Sul do mesmo ano quando, curiosamente, era treinado por Celso Roth, hoje no Internacional. Depois, o astro esteve no Paris Saint German até 2003, fez 17 gols e conquistou a Copa Intertoto de 2001, atingiu a melhor forma em sua carreira no Barcelona, onde ficou até 2008 marcando 70 gols e conquistando dois Campeonatos Espanhóis, uma Liga dos Campeões e duas Supercopas da Espanha e, por fim, o Milan recebeu o astro até 2010, contou com 17 gols dele mas não conquistou títulos.

Pela seleção brasileira, Ronaldinho disputou 21 jogos marcando 16 gols pela equipe Olímpica e mais 87 jogos com 32 gols pela profissional. No time de baixo foi conquistado o bronze na Olimpíada de 2008. Já no profissional houve a conquista da Copa do Mundo de 2002, da Copa das Confederações de 2005 e da Copa América de 1999.

O jogador de 30 anos deve ser confirmado para usar a camisa 10 do Grêmio pelas próximas quatro temporadas. Caso se confirme a situação, o clube pagará R$ 1,2 milhões por mês para o atleta. Destes, R$ 300 mil sairão dos cofres do clube e o restante virá de ações de marketing e patrocínios.

*Atualizado às 12h05