UOL Esporte Futebol
 
05/01/2011 - 19h59

Volante Elicarlos rescinde contrato e deixa Cruzeiro após dois anos

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

A diretoria do Cruzeiro anunciou nesta quinta-feira a saída de mais dois jogadores que foram vice-campeões brasileiros no ano passado. O volante Elicarlos teve seu contrato rescindido e o goleiro Flávio foi emprestado ao Oeste, de Itápolis, e disputará o Campeonato Paulista. Em contrapartida, cinco jogadores que retornam de empréstimo serão incorporados ao elenco comandado pelo técnico Cuca.

Elicarlos defendia o Cruzeiro desde 2008 e foi bicampeão estadual em 2008 e 2009, além de participar das campanhas de vice-campeonatos da Copa Libertadores em 2009 e do Brasileirão em 2010. Ele tinha contrato com o clube mineiro até fevereiro de 2012. Já Flávio era o terceiro goleiro da equipe celeste em 2010.

Anteriormente, deixaram o clube quatro jogadores que encerraram a última temporada. O atacante Robert não teve o empréstimo renovado e foi devolvido ao Monterrey, do México. O zagueiro Leonardo Silva teve o vínculo com o Cruzeiro encerrado na última sexta-feira e acertou sua ida para o arquirrival Atlético-MG. O volante Prediger sequer chegou a entrar em campo e teve contrato rescindido. Ele estava emprestado pelo Porto. Além disso, o lateral-direito titular Jonathan foi negociado para o Santos.

Para repor a saída de Flávio para o Oeste, Douglas Pires, campeão brasileiro sub-20 em dezembro, foi incorporado ao elenco profissional. Juntamente com ele, deixaram os juniores e chegaram à equipe comandada por Cuca o volante Anderson Uchoa, que já teve passagens pelos profissionais, e o atacante Thiaguinho.

Depois de negociar o lateral-direito Jonathan com o Santos, o Cruzeiro optou por dar uma oportunidade a Afonso, revelado pelo próprio clube. Após empréstimos para Ipatinga e Uberlândia, ele disputará posição na equipe titular em 2011 com Rômulo.

A diretoria cruzeirense optou por incorporar outros três jogadores revelados pelo clube e que estiveram emprestados em 2010. No ataque, haverá o retorno de Eliandro, que defendeu o Sport na Segunda Divisão. Para o meio-campo, o técnico Cuca terá o retorno dos meias Dudu, campeão brasileiro da Série B pelo Coritiba e Bernardo, vice-campeão da Copa Sul-Americana pelo Goiás.

Dudu, entretanto, se apresentará em fevereiro, após a disputa do Sul-Americano sub-20. Também retorna de empréstimo e será incorporado ao elenco para a temporada de 2011 o meia Camilo. Na última temporada, ele foi emprestado ao Ceará para a disputa do Brasileirão.

Novos empréstimos

O meia Reina, que também defendeu o Ceará no Brasileirão, foi reemprestado e seguirá para o futebol coreano. Já o lateral-direito Marcos, que esteve emprestado ao Avaí, será repassado ao Bahia. Quem segue para a Ponte Preta é o zagueiro Wellington, jogador emprestado ao Atlético-GO no Brasileirão.

O CRUZEIRO NO TWITTER

Anunciado pelo Vitória como contratação para a temporada de 2011, o zagueiro Léo Fortunato teve seu contrato com o Cruzeiro rescindido. O mesmo aconteceu com o atacante Wanderley, que defendeu o Grêmio Prudente no Brasileirão. Já o zagueiro Luizão, emprestado ao Bahia em 2010, não terá contrato renovado pelo clube mineiro.

Três atacantes que retornam de empréstimo ainda não tem futuro definido. Entretanto, o diretor de futebol Dimas Fonseca anunciou que Jajá, Kieza e Reinaldo Alagoano serão reemprestados.

O também atacante Anderson Lessa se recupera de lesão e permanecerá na Toca da Raposa até encerrará sua recuperação. O lateral-direito Apodi, por sua vez, ainda se reunirá com a diretoria cruzeirense para saber onde jogará em 2011.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host