UOL Esporte Futebol
 
Acervo Folhapress

Com a unificação dos títulos nacionais, Pelé passa a ter seis taças nacionais

22/12/2010 - 01h19

CBF oficializa unificação dos títulos e torna Palmeiras e Santos octocampeões

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A CBF anunciou oficialmente em seu site que aceitou o dossiê dos clubes brasileiros que pedem a unificação dos títulos nacionais no período de 1959 a 1970. Segundo a entidade, o presidente Ricardo Teixeira fará a divulgação para a imprensa nesta quarta-feira.

OS TÍTULOS INCLUÍDOS

TAÇA BRASIL
"ROBERTÃO" e
TAÇA DE PRATA
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo
1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Com o 'rearranjo' de títulos, Palmeiras e Santos somaram quatro e seis conquistas ao seu currículo, respectivamente, e se tornaram os maiores campeões brasileiros da história, com oito conquistas, superando Flamengo e São Paulo, que permanecem com seis.

Fluminense, Cruzeiro, Bahia e Botafogo também foram beneficiados, somando um título cada. O time tricolor carioca passou a ter três conquistas, enquanto o tricolor baiano, a celeste mineira e o alvinegro do Rio de Janeiro ficaram com duas (veja quadro abaixo).

Os seis clubes nacionais agraciados elaboraram um dossiê e entregaram para a CBF pedindo que tanto a Taça Brasil quanto o Roberto Gomes Pedrosa - Taça de Prata (torneios que aconteceram entre 1959 e 1970) tivessem equivalência ao Campeonato Brasileiro (que começou em 1971). A entidade que rege o futebol nacional acabou aceitando a ideia.

A notícia de que a CBF convidou os representantes dos seis clubes contemplados para uma reunião no Itanhangá Golf Club na Zona Oeste do Rio de Janeiro já era um indício de que a tão esperada confirmação da unificação dos títulos iria se concretizar. Por esse motivo, é lá que deve ser feito o anúncio oficial por volta das 11h desta quarta-feira. Cogita-se que o encontro terá a presença do Rei do futebol Pelé, que virou hexacampeão nacional pelo Santos com a mudança.

A questão da unificação de títulos tem gerado muitas discórdias. Uma ala dos historiadores futebolísticos defendem a tese de que apenas o Robertão (apelido dado ao Roberto Gomes Pedrosa) deva ser equiparado ao Campeonato Brasileiro. Mas também há quem diga que nenhum dos dois torneios estão no nível do atual nacional.

A unificação também gerará uma 'aberração' histórica, pois em 1968 a CBF passa a reconhecer dois campeões brasileiros (Botafogo por ter vencido a Taça Brasil e Santos por ter conquistado o Robertão). Em 1967, a situação ainda é pior, pois é computado dois títulos ao Palmeiras, por ter faturado tanto a Taça Brasil quanto o Robertão no mesmo ano.

CAMPEÕES BRASILEIROS APÓS A UNIFICAÇÃO

8

títulos
          
   Palmeiras              Santos     

6

títulos

São Paulo       

5

títulos

Flamengo*

4

títulos
          
   Corinthians              Vasco     

3

títulos
          
 Fluminense             Inter     

2

títulos
                           
 Bahia              Botafogo            Cruzeiro            Grêmio

1

título*
                                    
Atlético-MG       Atlético-PR         Coritiba            Guarani               Sport*
*A CBF considera o Sport campeão de 1987, já que o Flamengo se recusou ao cruzamento dos dois módulos, mas o UOL considera os dois times campeões daquele ano. Lembrando: a lista considera apenas os títulos segundo a CBF.
Leia mais: 'Virada de mesa' em 1987 foi decisiva para polêmica da Taça das Bolinhas

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host