UOL Esporte Futebol
 
25/11/2010 - 11h09

Conmebol mantém formato das eliminatórias e aprova spray na Libertadores

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Spray surgiu no futebol brasileiro e será usado na Libertadores-2011

    Spray surgiu no futebol brasileiro e será usado na Libertadores-2011

As eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014 serão no mesmo formato das últimas três edições, mesmo com a ausência do Brasil. A decisão foi tomada na última quarta-feira, em reunião do Comitê Executivo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). No encontro, também foi aprovado o uso do spray que delimita a posição da barreira em cobranças de faltas.

A Conmebol não aceitou a reivindicação dos países que pediam um novo calendário nas eliminatórias. Em vitória por seis votos a quatro, a entidade manteve o modelo anterior, com todas as seleções se enfrentando em dois turnos.

Com isso, uma seleção sempre folgará na rodada, já que o Brasil está classificado ao Mundial por ser o país-sede, restando nove equipes na briga pelas demais vagas do continente.

A Conmebol irá sugerir à Fifa que as eliminatórias aconteçam de outubro de 2011 a julho de 2013, usando todas as “datas Fifa” duplas possíveis para reduzir o deslocamento dos jogadores que atuam fora da América do Sul.

O Comitê Executivo também aprovou o uso do spray que sinaliza onde as faltas devem ser cobradas e onde as barreiras precisam ficar. O utensílio foi criado no Brasil e já é usado nos principais torneios nacionais. Agora, a partir de 2011, todas as competições da Conmebol contarão com o spray em caráter experimental. A estreia acontecerá na Libertadores do próximo ano.

Por fim, decidiu-se na reunião a criação do Tribunal de Disciplina da Conmebol, cuja ação começará em 2011. Ele será integrado por profissionais de Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia.

Os dirigentes ainda pretendem avaliar melhor os convites feitos aos países de fora da América do Sul que disputam a Copa América, mostrando insatisfação com a possibilidade de México e Japão não utilizarem força máxima na edição do ano que vem, na Argentina.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host