UOL Esporte Futebol
 
17/11/2010 - 12h25

Morre último integrante do 'Rolo Compressor', equipe histórica do Inter

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
  • Nena esteve em Porto Alegre pela última vez em 2008, no lançamento de um livro sobre o Rolo

    Nena esteve em Porto Alegre pela última vez em 2008, no lançamento de um livro sobre o Rolo

Morreu nesta quarta-feira, aos 87 anos, o ex-jogador de futebol Olavo Rodrigues Barbosa. Nena, como ficou conhecido, era o último remanescente do Rolo Compressor, equipe histórica do Inter dos anos 40. Ao lado de Nilton Santos, era o único jogador da seleção brasileira que disputou a Copa de 1950 que permanecia vivo.

Nena faleceu em Goiânia, vítima de um câncer no pulmão. Natural de Porto Alegre, o jogador com passagens pelo Inter e pela Portuguesa morava com a esposa na capital de Goiás desde 2003.

Rolo Compressor foi o nome que se deu ao time do Internacional hexacampeão gaúcho entre 1940 e 1945. Entre os jogadores mais conhecidos, destacavam-se o ponta-direita Tesourinha, que chegou à seleção brasileira, e Carlitos, maior goleador da história do clube, com 485 gols.

Nena era zagueiro pelo lado esquerdo e chegou ao Inter depois de ser descoberto no futebol de várzea de Porto Alegre. Tinha o apelido de “Parada 18”, referência um dito da época que mostrava que ninguém passava por ela. Nena chegou a ser reserva da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950.

Nena esteve em Porto Alegre pela última vez em 2008, quando participou do lançamento de um livro do jornalista Kenny Braga sobre o Rolo Compressor.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host