UOL Esporte Futebol
 
Jorge Araujo/Folhapress

Lateral frisa que Mundial é chamado na Espanha de mundialito, negando menosprezo

21/10/2010 - 21h30

R. Carlos diz ter sido mal interpretado e enaltece título mundial do Corinthians

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Roberto Carlos virou alvo de discussões após declarar que o título Mundial de Clubes conquistado pelo Corinthians em 2000 era apenas um “mundialito”. Ciente da repercussão negativa, o lateral-esquerdo emitiu nota oficial nesta quinta-feira destacando que não houve menosprezo ao título alvinegro. Ele pediu desculpas aos corintianos que se sentiram ofendidos e alegou ter sido mal interpretado.

Roberto Carlos frisou que se referiu a mundialito porque assim que é chamado o campeonato na Espanha.

“Se você fizer uma pesquisa nos jornais da época, verá que a imprensa espanhola usava esse termo para o torneio. Mas o que vale é que a FIFA definiu esse e os outros torneios como Mundial Interclubes”, explicou.

Na avaliação de Roberto Carlos, o fato de ter comentado sobre a falta de compromisso dos atletas do Real Madrid e Manchester United, times que integravam o Mundial, deu conotação equivocada sobre a conquista do Corinthians.

“O Corinthians é campeão legítimo do Mundial e eu não tive a menor intenção de desmerecer a conquista do clube. Só disse que, na verdade, os clubes europeus valorizam mais a Champions League que o torneio intercontinental. E que sempre é assim, mas isso não tira o mérito do Corinthians, nem tão pouco de qualquer outro clube que tenha vencido o torneio”, acrescentou.

A polêmica sobre o título do Mundial conquistado pelo clube paulista ocorreu após entrevista de Roberto Carlos ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil.

“Era um Mundialito. Mas, sinceramente, muitos jogadores do nosso time ficavam acordados até as 5h, 6h. O pessoal não dormiu, muitos vieram aqui a passeio. Além do mais, os times europeus enfrentaram um calor enorme. O pessoal do Manchester United, então, lá no Rio, ficava só na piscina”, disse.

Após a repercussão da entrevista ao canal a cabo, Roberto Carlos pediu desculpas à torcida alvinegra e reitera não ter tido intenção de depreciar o feito do clube.

“Tenho todo respeito e carinho pelos títulos e pela história do Corinthians. Não iria de forma alguma falar algo que fosse contra as nossas conquistas passadas”.

O assunto rendeu inúmeros comentários no twitter. Foi o 3º tópico mais comentado do dia, perdendo apenas para temas relacionados ao papel atirado na cabeça do candidato à presidência José Serra (PSDB).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host