UOL Esporte Futebol
 
11/10/2010 - 07h01

Após estreia e calor, Brasil pega Ucrânia em cenário ideal e promete evolução

Alexandre Sinato
Em Derby (Inglaterra)
  • Mano Menezes finalmente poderá contar com um cenário ideal desde que assumiu a seleção brasileira. Agora, terá a Ucrânia, primeiro adversário europeu em sua passagem pelo time nacional

    Mano Menezes finalmente poderá contar com um cenário ideal desde que assumiu a seleção brasileira. Agora, terá a Ucrânia, primeiro adversário europeu em sua passagem pelo time nacional

Primeiro foi a estreia de um time reformulado e a tensão do recomeço. Depois, o calor excessivo e as viagens desgastantes. Agora o cenário é perfeito para a seleção brasileira de Mano Menezes: a equipe teve tempo para treinar, atuará num gramado excelente e com um clima ameno às 15h30 (de Brasília) desta segunda-feira, diante da Ucrânia, em Derby. O jogo terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Será a primeira partida em condições ideais sob o comando do novo treinador. O estádio Pride Park oferece um gramado perfeito. Mano pôde fazer dois treinos com bola. Todos os titulares estão bem fisicamente. E a previsão é de uma temperatura entre 9ºC e 16ºC na hora do jogo, sendo que nove dos 11 titulares atuam na Europa e estão acostumados com esse clima.

“Nesse jogo podemos apresentar mais que na partida passada. O clima é diferente, a preparação foi melhor. Podemos fazer um jogo mais intenso, então a tendência é que a atuação seja melhor”, avaliou Mano, elevando a expectativa sobre a equipe.

Nas duas partidas da atual geração, o Brasil venceu Estados Unidos (2 a 0) e Irã (3 a 0). A estreia diante dos norte-americanos foi marcada pela presença de vários novatos, além do novo estilo de trabalho implantado por Mano. Já contra o Irã, na quinta passada, o grupo encarou longa viagem até Abu Dhabi, treinou apenas um dia e enfrentou um calor de 35ºC durante o jogo.

“Poderemos colocar em prática mais coisas que o Mano tem pedido, principalmente na questão tática. Só jogando e errando poderemos corrigir os problemas”, projetou Lucas, um dos homens de confiança do treinador.

Além do cenário ideal, Mano também já teve mais tempo para montar o time. Ele manteve a base das duas convocações anteriores, sendo que na segunda o Brasil realizou uma semana inteira de treinos em Barcelona.

A atuação contra o Irã, contudo, não agradou tanto o comandante. A seleção encontrou muitas dificuldades principalmente no primeiro tempo. A entrada de Elias no intervalo mudou a cara do time e melhorou o setor ofensivo. Não à toa, o corintiano ganhou a vaga de Philippe Coutinho, e o time jogará no 4-4-2.

“A equipe perdeu controle de jogo e gosto que meus times controlem as partidas, então vamos tentar arrumar isso”, argumentou Mano.

Para sorte do Brasil, a Ucrânia não terá força máxima. Andriy Shevchenko foi cortado do time por culpa de uma lesão e será um mero torcedor durante o amistoso. Ele é o maior jogador da história do país europeu e tem cem jogos pela seleção, com 45 gols marcados, além de passagens por Milan e Chelsea.

BRASIL X UCRÂNIA

Data: 11/10/2010 (segunda-feira)
Local: estádio Pride Park, em Derby (Inglaterra)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Transmissão: TV Globo

Brasil
Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires, Elias e Carlos Eduardo; Robinho e Alexandre Pato
Técnico: Mano Menezes

Ucrânia
Dykan; Romanchuk, Kucher, Khacheridi e Mandziuk; Tymoshchuk, Gai, Rotan, Aliyev e Gusiev; Milevskiy
Técnico: Yuriy Kalitvintsev

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host