UOL Esporte Futebol
 
06/10/2010 - 14h31

Qatar apresenta projeto de estádio para abertura e final da Copa-2022

Das agências internacionais
Em Doha (Qatar)
  • Com capacidade para 86 mil pessoas, Lusail Stadium terá tecnologia para resfriar temperatura

    Com capacidade para 86 mil pessoas, Lusail Stadium terá tecnologia para resfriar temperatura

Nesta quarta-feira, o Qatar apresentou o projeto do estádio que receberá a partida de abertura e a decisão da Copa do Mundo-2022, caso o país receba o torneio. O Lusail Stadium terá capacidade para 86 mil torcedores.

Uma das características do projeto está no entorno do estádio, que será cercado por uma espécie de “fosso” com água. Caso o Qatar seja mesmo escolhido como sede do Mundial-2022, as obras começariam em 2015 e seriam concluídas em 2019.

O estádio se localiza a cerca de sete quilômetros ao norte de Doha, capital do Qatar. Entre outras características, o Lusail Stadium terá um teto completamente retrátil e contará com tecnologia de resfriamento da temperatura ambiente. Dentro da arena, ela deve ficar em torno de 27ºC, contra os 40ºC do lado externo.

“O estádio servirá como o local perfeito para o jogo de abertura e a final da Copa. Ele inspirará uma nova geração de palcos esportivos regionais e internacionais, incorporando tecnologias para assegurar as condições ideais para jogadores e torcedores”, afirmou o xeque Mohammad bin Hamad bin Khalifa Al Thani, presidente do comitê de candidatura local.

Para facilitar o acesso dos torcedores, haverá uma estação de metrô nas cercanias do estádio.

Além do Qatar, Austrália, Japão, Rússia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica/Holanda e Portugal/Espanha também desejam organizar a Copa-2022. A Fifa anunciará o país-sede dos Mundiais de 2018 e 2022 em 2 de dezembro.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host