UOL Esporte Futebol
 
Reuters/Bruno Domingos

Mano Menezes faz sua terceira convocação à frente da seleção brasileira

23/09/2010 - 11h02

Mano deixa Neymar fora da seleção após confusão e chama Elias

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A confusão com Dorival Júnior custou caro para Neymar. Nesta quinta-feira, Mano Menezes deixou o atacante do Santos fora da convocação da seleção brasileira, a terceira desde que assumiu o cargo. Já a grande novidade da lista foi a presença do meia Elias, um dos destaques do Corinthians, líder do Brasileiro. Neto, goleiro do Atlético-PR, Mariano, do Fluminense, Wesley, do Werder Bremen, e Giuliano, do Inter, são outras apostas.

A seleção se juntará no começo de outubro, ficando concentrada do dia 6 ao dia 13. A CBF divulgará em breve os adversários para dois amistosos nesse período. "Serão rivais de nível médio, que é o possível para esse momento", explicou o treinador.

Mano havia mostrado preocupação nos últimos dias com o comportamento de Neymar. O atacante do Santos foi o pivô da crise no Santos que culminou com a demissão de Dorival Júnior. Mano chegou a ligar para o ex-treinador santista para falar sobre a situação, mas a conversa não aconteceu.

"Minha conversa com o Dorival não seria na direção de dar conselhos nem daqui para lá, nem de lá para cá. Seria apenas para ter conhecimento de todos os fatos, porque sei, por ser técnico, que nem todos os fatos são tornados públicos. E alguns deles podem explicar algumas questões. A conversa não aconteceu por circunstâncias", comentou Mano. Dorival revelou na quarta-feira que não teve tempo de retornar a ligação.

Neymar foi um dos símbolos da renovação implantada por Mano na seleção. Ao lado de nomes como Ganso, Jucilei e Renan, ele apareceu na primeira convocação do treinador, anunciada no final de julho. Com esses jogadores, o Brasil estreou sob o comando do gaúcho vencendo os Estados Unidos por 2 a 0, gols de Neymar e Alexandre Pato.

Em setembro, na segunda relação, Mano chamou apenas jogadores que atuam no exterior para a semana de treinos em Barcelona (a CBF não conseguiu marcar amistosos). Ele totalizou seis jogadores com idade olímpica, como Philippe Coutinho e Douglas Costa, e repetiu 15 nomes da primeira lista. O jovem goleiro Gabriel, do Cruzeiro, completou a equipe após o corte de Gomes.

A principal novidade da terceira convocação foi Elias. Dirigido por Mano no Corinthians, o meio-campista tem brilhado pela equipe paulista na boa campanha no Brasileiro. Outros estreantes com Mano são Mariano, Giuliano, Neto, Wesley e Nilmar, esse último presente na Copa do Mundo de 2010 e preterido nas listas anteriores.

Nilmar é um dos cinco nomes que estiveram no torneio na África do Sul e foram lembrados. Os outros são Daniel Alves, Thiago Silva, Ramires e Robinho.

Dos 23 convocados nesta quinta, 16 atuam no exterior e sete estão no futebol brasileiro. Além disso, seis atletas têm idade olímpica, outro fator que Mano tem levado em consideração nas suas escolhas. São eles: Neto, André, Alexandre Pato, Giuliano, Philippe Coutinho e Sandro.

 

CONFIRA OS CONVOCADOS DE MANO MENEZES PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

GOLEIROS

Victor (f)
(Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto
(Atlético-PR)

LATERAIS

Mariano (f)
(Fluminense) Daniel Alves
(Barcelona) André Santos
(Fenerbahçe) Adriano
(Barcelona)
ZAGUEIROS

Rever (f)
(Atlético-MG)
Thiago Silva
(Milan)
Alex Costa
(Chelsea)
David Luiz
(Benfica)
VOLANTES

Elias (f)
(Corinthians) Lucas
(Liverpool) Sandro
(Tottenham) Ramires
(Chelsea)

MEIAS

Wesley (f)
(Werder Bremen)
Carlos Eduardo (Rubin Kazan)
Giuliano (Internacional)
Philippe Coutinho(Internazionale)

ATACANTES

Nilmar (f)
(Villarreal) Robinho)
(Milan) Alexandre Pato
(Milan)
André
(Dínamo de Kiev)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host