UOL Esporte Futebol
 
25/08/2010 - 10h31

Inter aprova voto por correspondência e terá eleição com 60 mil sócios

Daniel Cassol
Em Porto Alegre
  • Em dezembro de 2008, eleições presidenciais do Inter tiveram a participação de 7.473 torcedores

    Em dezembro de 2008, eleições presidenciais do Inter tiveram a participação de 7.473 torcedores

A permissão do voto por correspondência nas eleições para presidente do Inter, em dezembro, aumenta em mais de duas vezes o número de sócios aptos a votar e consolida o processo eleitoral do clube gaúcho como o maior do Brasil. A medida foi aprovada na noite desta segunda e permitirá que 60 mil colorados escolham o próximo presidente do clube.

O Conselho Deliberativo aprovou, em reunião na noite desta terça, o voto por correspondência para sócios do Inter nas eleições para presidente do clube em dezembro. Com a medida, ficam aptos a votar 60.455 sócios, mais que o dobro dos 27 mil sócios que poderiam votar nas últimas eleições, em 2008. As estimativas apontam para uma participação de aproximadamente 21 mil torcedores em dezembro.

O Internacional vem aumentando o número de sócios apenas do futebol desde 2006, após o título da Libertadores, e deixando de realizar eleições apenas com sócios patrimoniais. Todos os sócios-torcedores têm direito a voto a partir de dois anos de associação ao clube, que hoje conta com aproximadamente 108 mil contribuintes. Mas a necessidade de voto presencial, em urnas eletrônicas, diminuía a participação dos eleitores.

Em 2008, Vitório Piffero foi reeleito presidente do Inter com 6.793 entre 7.473 votantes, numa eleição da qual poderiam participar 27 mil torcedores. Mesmo com urnas em algumas cidades mais importantes do interior gaúcho, a grande maioria dos eleitores era de Porto Alegre.

Mesmo assim, as eleições do Inter tiveram maior participação do que em clubes populares como Flamengo e Corinthians. No clube carioca, Patrícia Amorim foi eleita em dezembro de 2009 com 792 votos, de um total de 2.342. Já Andrés Sanches foi reeleito presidente do Corinthians com 1.615 votos entre 2.415 computados.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host