UOL Esporte Futebol
 
11/08/2010 - 17h53

Inglaterra vence Hungria no dia em que Capello "aposentou" Beckham da seleção

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O meia inglês Steven Gerrard marcou dois golaços. Um deles, digno de entrar para a história dos lances mais bonitos do estádio de Wembley. A Inglaterra ainda venceu, 2 a 1 sobre a Hungria. Mas o que deve deixar esta quarta-feira na história do futebol da Inglaterra foi outro fato.

Antes do início da partida, o técnico italiano Fabio Capello, praticamente aposentou David Beckham, um dos maiores ídolos do futebol inglês atual, da seleção. Segundo ele, aos 35 anos, o meia "provavelmente já está um pouco velho" para ser convocado. Para ser mais preciso, a frase foi: "Agradeço muito a ele por ter me ajudado durante o Mundial, mas, provavelmente, já está um pouco velho". A declaração foi dada à imprensa britânica, mas já ganhou o mundo.

Em 2010, Beckham iria jogar a Copa do Mundo. Mas uma contusão no tendão de Aquiles em abril o deixou fora do torneio. Ele foi para a África do Sul e serviu como auxiliar de Capello. Sua esperança era voltar à equipe para Eurocopa de 2012. Caso não volte a vestir a camisa da seleção inglesa, Beckham terminará sua carreira com um total de 115 partidas com a camisa branca, dez a menos que o recordista, o goleiro Peter Shilton.

 

O jogo

De volta à partida desta quarta, Capello colocou em campo um time pouco renovado, com poucas alterações no time titular que jogou na África do Sul. A equipe superou mais um erro de arbitragem (lembrando: o 'English Team' teve um gol legal não marcado na Copa da África) e venceu a jovem seleção da Hungria no primeiro amistoso depois da Copa do Mundo.

Em Wembley, a dona da casa jogou mal no primeiro tempo, com um meio-campo burocrático e um ataque ineficiente, formado por Rooney e pelo fraco Adam Johnson. Já a Hungria, desfalcada de diversos jogadores, que mais cedo jogaram pelas eliminatórias da Eurocopa sub-21, não mostrava o poder de fogo visto no time terceiro colocado no Mundial sub-20 do Egito e que chega agora à equipe principal.

Depois de um primeiro tempo morno, de poucas chances e de um gol bem anulado de Rooney, o técnico da Inglaterra Fábio Capello fez quatro alterações para a segunda etapa, lançando os estreantes Gibbs e Zamora, além de Young e Downson. Foi o suficiente para que os ingleses mudassem completamente de postura. Com três homens rápidos de frente, bem servidos por Gerrard, os donos da casa tocavam a bola rápido e criavam boas chances.

Aos 16min, em um contra-ataque da Hungria, porém, Zoltan desceu pela esquerda até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Philip Jagielka cortou para trás e ia fazendo gol contra, quando Downson salvou em cima da linha. O árbitro Stephane Lannoy, que apitou Brasil x Costa do Marfim na Copa do Mundo, errou e validou o gol.

Na África do Sul, a Inglaterra foi prejudicada pela arbitragem pelo motivo inverso. Lampard marcou contra a Alemanha, nas quartas de final, mas Jorge Larrionda não viu a bola entrar. Os alemães venceram por 4 a 1 e passaram de fase.

Depois de Rooney deixar o gramado muito vaiado e sem cumprimentar Capello, a Inglaterra cresceu ainda mais. Gerrard que, sem Lampard, substituído, teve espaço para criar e cresceu de produção, resolveu decidir.

Aos 24min, ele subiu com a bola dominada, arriscou um chute de fora da área e acertou o ângulo esquerdo do gol húngaro. Quatro minutos depois, fez fila na defesa da Hungria dentro da área adversária, com dribles curtos e precisos e tocou com classe tirando do goleiro. Mais um golaço.

Já nos minutos finais, o camisa 4 foi substituído pelo meia Jack Wilshere, do Arsenal, que, aos 18 anos, fez sua estreia com a camisa da seleção inglesa. Dali até o final do jogo, destaque para Bobby Zamora. O atacante de 28 finalmente estreou pela Inglaterra e criou três ótimas chances de marcar.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host