UOL Esporte Futebol
 
Júlio César Guimarães/UOL

Mano Menezes em sua primeira convocação para a seleção, recheada de surpresas

26/07/2010 - 16h23

Neymar e Ganso puxam lista recheada de surpresas da seleção brasileira

Bernardo Feital
No Rio de Janeiro

MAIS SOBRE SELEÇÃO BRASILEIRA

  • CONVOCAÇÃO NA LOJA DE ROUPAS Volante corintiano foi pego de surpresa. "Você não acredita, eu estava numa loja experimentando roupas, cara. Eu estava de boa, sem pensar em seleção."

  • Fabrice Coffrini/AFP Photo

    4 REMANESCENTES A renovação defendida por Mano foi colocada em prática: depois do fracasso na Copa, apenas quatro atletas que estiveram na África do Sul seguem na seleção brasileira.

  • Reprodução

    NO EXTERIOR A convocação de Mano ganhou destaque na imprensa internacional. Os espanhóis falaram do retorno de Marcelo e da ausência de Kaká. Os portugueses destacaram a 1ª convocação do jovem zagueiro David Luiz.

  • UOL/Thiago Bernardes

    SEM PANELINHA A suspeita de que Mano poderia favorecer seus ex-jogadores, especialmente os do Corinthians, não se concretizou. Dos 24 convocados, só quatro são seus ex-comandados

  • Site oficial do Botafogo

    BLOG DO JUCA Me surpreendo com Jefferson (foto), do Botafogo, e Jucilei, que até ontem nem no Corinthians vinha jogando. Mas, sem dúvida, Mano Menezes fez uma convocação interessante.

Preteridos para a Copa do Mundo da África do Sul, a dupla Neymar e Paulo Henrique Ganso, enfim, ganhou espaço na seleção brasileira. Os dois jogadores do Santos são o destaque do renovado time nacional, que foi convocado nesta segunda-feira pela primeira vez por Mano Menezes, substituto de Dunga no comando da equipe.

O ex-corintiano, por sinal, convocou apenas um jogador do time que comandou até o último domingo. Mesmo sem ser um titular indiscutível do Corinthians, o meio-campista Jucilei foi lembrado por seu ex-comandante.

As grandes surpresas, no entanto, ficaram por conta dos goleiros Jefferson, do Botafogo, e Renan, do Avaí. Além deles, também foram lembrados pela primeira vez o zagueiro David Luiz, do Benfica, o lateral-direito Rafael, do Manchester United, e o meio-campista Éderson, do Lyon, e o atacante André, do Santos.

A primeira convocação de Mano Menezes ainda serviu para o retorno de alguns atletas ao time nacional, como os laterais Marcelo (Real Madrid) e André Santos (Fenerbahce), os volantes Lucas (Liverpool) e Sandro (Internacional), e os atacantes Diego Tardelli (Atlético-MG) e Alexandre Pato (Milan).

O novo treinador da seleção brasileira convocou 24 atletas, um a mais do que o normal, por conta das participações de São Paulo e Internacional na Copa Libertadores. A equipe que avançar à decisão terá o seu representante (Hernanes e Sandro) cortado do jogo contra os norte-americanos.

A prioridade do ex-técnico do Corinthians era renovar a seleção após o fracasso na última Copa do Mundo e, por isso, ganharam preferência os atletas que atuam no país. No total, 12 dos 24 chamados para o amistoso contra os Estados Unidos, no próximo dia 10, em Nova Jersey, disputam o Campeonato Brasileiro atualmente.

Até por isso, do grupo chamado por Dunga para a última Copa do Mundo, apenas quatro atletas foram lembrados por Mano Menezes (Robinho, Ramires, Thiago Silva e Daniel Alves). Kaká, que disputou o Mundial com problemas físicos, ficou fora da primeira lista de convocados do novo treinador da seleção.

A 1ª CONVOCAÇÃO DE MANO MENEZES NA SELEÇÃO BRASILEIRA

GOLEIROS
Víctor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)

LATERAIS
Marcelo (Real Madrid-ESP)
André Santos (Fernerbahce-TUR)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Rafael (Manchester United-ING)

ZAGUEIROS
David Luiz (Benfica-POR)
Henrique (Racing-ESP)
Rever (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan-ITA)
VOLANTES
Sandro (Internacional)
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool-ING)
Ramires (Benfica-POR)
MEIAS
Ederson (Lyon)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenhein)
 
ATACANTES
Alexandre Pato (Milan-ITA)
André (Santos)
Tardeli (Atlético-MG)
Robinho (Santos)
Neymar (Santos)

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host