UOL Esporte Futebol
 
Marinho Saldanha/UOL Esporte

Vasco vira para cima do Coritiba e vence a partida por 3 a 2 em torneio amistoso

05/07/2010 - 21h35

Vasco bate o Coritiba, conta com "ajuda" do Grêmio e fatura a Copa da Hora

Marinho Saldanha*
Em Florianópolis (SC)

O primeiro tempo do confronto entre Vasco e Coritiba, nesta segunda-feira, pela última rodada da Copa da Hora, apresentava o time carioca sofrendo com mais uma falha da defesa e atrás dos paranaenses. Porém, PC Gusmão utilizou bem o intervalo e contou com a expulsão do goleiro do Edson Bastos para fazer com que seu time conseguisse a virada e vencesse por 3 a 2.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
4min - Cruzamento da direita e Pereira perde livre
11min - GOOOOLLLL DO CORITIBA!!!! Cruzamento da esquerda e Pereira desloca Fernando Prass
SEGUNDO TEMPO
8min - GOOOOLLLL DO VASCO!!!! Ernani cruza, Vanderlei falha e Thiago Martinelli faz de cabeça
13min - GOOOOLLLL DO VASCO!!!! Allan é lançado pela esquerda, dribla dois marcadores e bate cruzado fazendo um golaço
30min - Thiago Real lança Renatinho que entra livre e Fernando trava na hora do chute
33min - GOOOOLLLL DO CORITIBA!!!! Cruzamento para área, Pereira divide com Fernando Prass e a bola sobra para Thiago Real marcar
39min - GOOOOLLLL DO VASCO!!!! Depois de cruzamento, Fumagalli faz de primeira

Com a vitória diante dos paranaenses e o triunfo do Avaí sobre o Grêmio por 3 a 2, no jogo de fundo, o Vasco ficou com o título da Copa da Hora. Os cariocas empataram em pontos (seis), saldo de gols (zero) e gols pró (seis) com os catarinenses, mas venceram no confronto direto, com o resultado de 3 a 1 na primeira rodada. O Coritiba ficou em terceiro, enquanto os gaúchos acabaram na lanterna.

Depois da defesa cometer muitas falhas no último jogo, PC Gusmão alterou o esquema tático vascaíno. Em vez do 3-5-2, o treinador optou pelo 4-4-2, com Ernani entrando no meio campo e Cesinha deixando o centro da zaga. Entretanto, o novo sistema começou apresentando espaços, com Pereira entrando livre e perdendo boa chance.O Coritiba, por sua vez, manteve o sistema, mas também alterou o time em várias posições em relação ao último jogo. Os paranaenses jogavam bem, criavam e dominavam a partida.

Aos 11 minutos de jogo, mais uma falha defensiva do time carioca. Após cruzamento de falta, Pereira subiu mais alto que todo o mundo e deslocou Fernando Prass, abrindo o marcador.

Atacado, o Vasco saía em velocidade. De um contragolpe saiu a expulsão de Edson Bastos. Lançado, Rodrigo Pimpão estava driblando o goleiro, que fez falta fora da área. Prontamente, o árbitro Celio Amorim expulsou o camisa 1 do Coritiba.

Para colocar o goleiro reserva, Ney Franco sacou Betinho, que fazia sua estreia pelo time paranaense. Como ele era o único atacante do esquema 4-5-1, o time passou a ser pressionado e perdeu a força ofensiva.

Mesmo pressionando, o Vasco não conseguiu marcar no primeiro tempo. "Temos que ter tranquilidade e entrar tocando, o técnico deles conseguiu organizar bem a defesa, mas vamos em busca do gol", avaliou o lateral vascaíno Fagner.

Intervalo, a hora de PC

Para o segundo tempo, PC Gusmão colocou o Vasco para o ataque. Bruno Paulo, Allan e Fumagalli entraram nas vagas de Ramon, Jonathan e Rodrigo Pimpão . Com isso, Ernani foi deslocado para a lateral-esquerda, sua posição de origem, e Allan ficou no meio campo. As trocas deram tão certo que antes do 15 minutos o Vasco já havia virado a partida, com Thiago Martinelli e Allan.

Esta foi a segunda virada que o time do Coritiba tomou na Copa da Hora. A primeira havia sido contra o Avaí, na última rodada do certame. Ney Franco passou a colocar seus jogadores de frente, casos de Ramon e Geraldo, mas o Vasco seguiu pressionando.

Mais uma falha de Fernando Prass

O goleiro do Vasco foi muito mal contra o Grêmio, falhando em dois dos três gols do time gaúcho. Contra o Coritiba, o goleiro voltou a falhar. Aos 30 minutos, um cruzamento e o arqueiro sai demais do gol, se choca com Pereira e a bola sobra para Thiago Real marcar.

Fumagalli salvou o Vasco aos 39 minutos do segundo tempo. Depois de cruzamento, livre, ele arrematou de primeira e venceu Vanderlei. O Coritiba voltou a pressionar, mas não havia tempo hábil para um novo empate.

No Brasileirão, o Vasco retorna contra o Goiás, no Serra Dourada, dia 14, às 21h50. Já o Coritiba retoma a Série B no embate com o Bragantino, dia 13, na Arena Joinville, também às 21h50.

VASCO 3 X 2 CORITIBA

VASCO
Fernando Prass; Fagner (Elder Granja), Fernando e Thiago Martinelli e Ramon (Allan); Rômulo, Rafael Carioca, Ernani (Cesinha) e Jéferson (Fumagalli); Jonathan (Bruno Paulo) e Rodrigo Pimpão.
Técnico: PC Gusmão

CORITIBA
Edson Bastos; Ângelo, Jeci, Pereira e Triguinho (Denis); Marcos Paulo, Leandro Donizetti (Ramon), Dudu (Thiago Real) e Enrico (Renatinho) e Rafinha (Geraldo); Betinho (Vanderlei).
Técnico: Ney Franco

Data: 5/07/2010, segunda-feira
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Celio Amorim (SC)
Assistentes: Carlos Berckembrock e Maíra Americano Labes (ambos catarinenses)
Cartões amarelos: Triguinho (CTB), Rafinha (CTB), Dudu (CTB), Marcos Paulo (CTB), Ângelo (CTB), Geraldo (CTB), Jonathan (VAS), Rodrigo Pimpão (VAS), Ernani (VAS), Romulo (VAS), Fumagalli (VAS)
Cartões vermelhos: Edson Bastos (CTB)
Gols: Pereira, do Coritiba, aos 4 minutos do primeiro tempo; Thiago Martinelli, do Vasco, aos 8 minutos do segundo tempo; Allan, do Vasco, aos 13 minutos do segundo tempo;Thiago Real, do Coritiba, aos 33 minutos do segundo tempo; Fumagalli, do Vasco, aos 39 do segundo tempo.

Atualizada às 23h53

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host