UOL Esporte Futebol
 
27/05/2010 - 16h23

Em dívida com a Itália, Adriano dá adeus ao Fla para assinar com Roma

Cauê Rademaker
No Rio de Janeiro

Dez minutos antes de o treino do Flamengo começar, Adriano chegou à Gávea para se despedir dos companheiros e comissão técnica. No trajeto do estacionamento até o vestiário, concedeu alguns autógrafos e foi muito cumprimentado. Após o adeus emocionado aos companheiros, concedeu entrevista, na qual revelou estar retornando ao futebol italiano por conta de uma dívida.

ALGUNS MOMENTOS DE ADRIANO NO FLAMENGO

  • Buda Mendes/UOL

    Adriano foi campeão brasileiro e um dos artilheiros da competição

  • Thássilo Soares/Divulgação

    Adriano encontra com Jorginho na praia; atacante ficou fora da Copa

  • Rafael Andrade/Folha Imagem

    Adriano foi assunto também por causa das confusões com a noiva

“Joguei sete temporadas lá na Itália e preciso voltar para apagar algumas coisas que eu fiz. Estou tendo essa oportunidade agora. Devia esse retorno aos italianos como respeito. Me apresentaram um bom projeto quero vencer lá”, disse Adriano. 

O Imperador retornou ao Flamengo em maio do ano passado, após abandonar a Internazionale, de Milão, e, deprimido, ameaçou abandonar a carreira. Reencontrou no time da Gávea a felicidade, sendo campeão brasileiro ano passado. Contudo, da mesma forma que acumulou gols dentro de campo, arrumou polêmicas fora dele. 

“A Roma sabe tudo o que fiz e passei aqui no Flamengo. Me deram um voto de confiança. Basta eu fazer por onde agora”, prosseguiu o atacante, que seguirá no dia 6 de junho para a Itália, quando acertará os últimos detalhes do acordo e assinará contrato. 

Esta foi a segunda passagem de Adriano pelo Flamengo. A primeira ocorreu quando ainda era um menino e havia sido lançado no time de cima. Na ocasião, não teve muitas oportunidades, chegou a ser vaiado pelos torcedores e foi negociado. Neste seu retorno ao Flamengo, o jogador disputou 48 partidas e fez 34 gols.

Confira os principais trechos da despedida de Adriano:

ACERTO COM A ROMA

“Falta pouquinho, só alguns detalhes. Retomei minha felicidade e devo isso ao Flamengo. Voltei triste e magoado para cá ano passado, mas o Flamengo me deu felicidade. Mas devo também muito à Itália. Joguei sete temporadas lá e faltava alguma coisa para apagar o que eu fiz. Estou tendo essa oportunidade agora”

IMPERADOR

“Devia esse retorno a eles [italianos] como respeito. Foi algo bem pensado e estou muito feliz, é um belo projeto. Fico feliz de ser chamado de Imperador e jogar em uma cidade como Roma, conhecida como a cidade dos imperadores. Estou muito contente e espero me tornar ainda mais feliz em Roma”

DIRETORIA DO FLAMENGO

“Não tive nenhum problema no Flamengo. Foi o clube que me acolheu ano passado. Não tenho porque falar mal do Flamengo na minha saída. Foi a decisão que eu tomei, foi amigavelmente. O retorno foi pelo que eu devo à Itália”

CONTRATO COM A ROMA

“Conversei bastante com os diretores da Roma. Volto para lá sabendo das minhas responsabilidades. Aprendi muito aqui com meus erros. Já errei muito, não escondo nada da minha vida. Até porque não tem como. O que fiz, me arrependo, mas já passou e amadureci. A Roma sabe tudo o que fiz aqui no Flamengo e me deu um voto de confiança. Basta eu fazer por onde”

PARCERIA COM TOTTI

“Não posso nunca me comparar ao Totti. Ele tem um nível muito alto. Estou indo lá para ajudar a Roma a ganhar titulo. Até falei com ele ontem [quarta] por telefone, e espero que possamos ajudar o time juntos. Espero que ele me dê muitos passes. É um sonho que está sendo realizado”

ADRIANO NO FLAMENGO

  • 48 partidas e 34 gols

  • 18 jogos em 2010

ADEUS OU ATÉ LOGO?

“Adeus? Que isso, está maluco? Quando eu voltar, com certeza o Flamengo será sempre minha opção, como sempre foi. Espero fazer bom trabalho lá e voltar daqui a alguns anos. Com certeza o final da minha carreira será aqui. Senão minha avó me mata”

FLA 2009 X FLA 2010

“Ano passado tudo foi positivo. Falavam que eu não ia dar certo no Rio de Janeiro, mas dei a volta por cima, fui campeão brasileiro. Esse ano não foi como eu queria. Não começamos bem a temporada, poderia ser melhor. Queria muito ganhar o Carioca, estar na semifinal da Libertadores. Mas saio pela porta da frente. Todos aqui gostam de mim. Os resultados deste ano não pesaram para a minha saída. Desde o ano passado a Roma vem insistindo em me levar. No fim do ano já havia a proposta. Pensei muito na minha família e precisava voltar à Itália para apagar aquilo que fiz de errado. Quero mostrar para eles que não sou aquele. É muito mais orgulho do que dinheiro”

COPA DO MUNDO

“Essa copa para mim era a última. Não foi possível, mas não vou torcer contra. Tenho muitos amigos meus lá. Não estou disputando, mas fiz parte do grupo. Isso já é uma alegria para mim. Mas eu achava que iria porque o Dunga sempre falou que não importava o que acontecia comigo fora da seleção. Lá dentro sempre fiz meu trabalho, tive regularidade muito boa. Claro que fiquei chateado, mas a vida vai continuar. Eu também dei motivos para ele não me convocar”

POLÊMICAS FORA DE CAMPO

“Quando você tem um nome, fica famoso, é difícil fazer o que uma pessoa normal faz. Sempre vai ser criticado, falam muita besteira sobre mim. Fico chateado na hora, mas no outro dia estou rindo. Isso vai fazer sempre parte da minha vida. O importante é minha família. A gente cai para aprender a se levantar”

RELAÇÃO COM A IMPRENSA

“Agradeço a todos vocês também. Quer dizer, nem todos [risos]. Peço desculpas se tratei mal a alguém. Obrigado a todos, que sigam o caminho de vocês com sucesso”

DESPEDIDA DO ELENCO

“Não tem como não emocionar. Foi um grupo junto há um ano. Dar adeus a eles foi um momento de muita emoção, me despedi de todos. Estou com o coração na mão. Lá dentro do vestiário chorei com eles. É um grupo maravilhoso. Espero que eles estejam aqui quando eu retornar”

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host