UOL Esporte Futebol
 
14/04/2010 - 07h05

Centenário inspira dupla de corintianos a resgatar memória do clube em ilustrações

Marcos Jorge
Em São Paulo

BLOG RETOMA MEMÓRIA DO CORINTHIANS EM DESENHOS

  • Fernando Wanner

    A fundação e a origem operária do clube são temas do projeto...

  • Fernando Wanner

    ...que também destaca momentos históricos e os principais títulos.

A ambição do Corinthians por um centenário marcado pela conquista da inédita Copa Libertadores da América tem colocado à margem das atenções dos torcedores um ponto quase tão importante como o troféu intercontinental: o resgate da história do clube. É justamente a memória do clube de origem operária, fundado sob a luz de um lampião no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, o mote para o projeto idealizado por um historiador em parceria com um artista plástico. Filipe Gonçalves e Fernando Wanner criam, desde o início do ano, uma série de ilustrações que remonta a diversos episódios da história do Corinthians.

Ambos corintianos, Fernando Wanner e Filipe Gonçalves formam uma dupla entrosada. Enquanto o primeiro se dedica à criação das ilustrações em lápis e nanquim, o segundo trata do embasamento e da veracidade histórica do trabalho. A trajetória do clube alvinegro, entretanto, é o fio condutor do projeto que aborda a formação social da capital paulistana.

“A ideia do projeto não é falar só sobre futebol, mas abordar também questões históricas da cidade e sua formação social, dando uma característica interdisciplinar ao projeto”, explica Wanner, artista plástico que já disponibiliza boa parte do trabalho no blog Corinthiarte.

Dessa forma, historiador e artista criam ilustrações que, por exemplo, relacionam o surgimento e popularização do recém fundado clube alvinegro com o crescimento da massa operária numa cidade de São Paulo em pleno processo de industrialização, no início do século 20. Outro tema que, segundo Wanner, ainda será abordado mais adiante é o movimento da Democracia Corintiana, relacionado com o período da ditadura militar e a transição democrática no país.

Corintiano e sócio-torcedor, Wanner já foi membro de torcida organizada e participou de diversas caravanas corintianas na década de 80. Porém, isso foi na adolescência, hoje o artista prefere demonstrar sua paixão por meio da arte e, claro, frequentando os jogos da equipe: ele esteve em todas as partidas do time como mandante neste ano do centenário.

A ideia de publicar um livro tratando da história do Corinthians surgiu ainda em 2008. A dupla procurou a diretoria do clube para apoiar o projeto, mas a ajuda veio apenas em parte. Apesar de liberar a marca para uso nas ilustrações, o clube não disponibilizou dinheiro para imprimir o material em forma de livro, algo que na visão da dupla seria essencial para consolidar o trabalho. Os dois seguem procurando parceiros para publicar a obra.

Enquanto o apoio para publicar a obra não vem, Wanner e Gonçalves utilizam a internet para divulgar o trabalho. Nem por isso a dupla deixa de encarar o projeto com seriedade. “Cada ilustração é também uma homenagem ao clube, portanto, envolve paixão e sentimento por parte dos torcedores”, afirma Wanner.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host