UOL Esporte Futebol
 
18/02/2010 - 11h21

Puskas e "equipe de ouro" da Hungria se tornam tema de musical

Das agências internacionais
Em Budapeste (Hungria)

A célebre seleção húngara que encantou o mundo nos anos 50 virou tema de um musical. O espetáculo “A equipe de ouro”, que destaca os feitos de Ferenc Puskas e seus companheiros, estreará mundialmente nesta sexta-feira no Teatro Nacional de Szeged, no sul da Hungria.

Em entrevista à agência de notícias Efe, Csaba Tansádi, diretor do musical, explicou a história. Na encenação, três amigos relembram fatos ocorridos há mais de 50 anos – muitos deles ligados ao futebol, seus amores e festas daquela época.

“É um musical com muito futebol, amor e rock’n roll”, revelou Tansádi, que também é diretor do Teatro de Szeged. Ele destacou que o futebol foi usado como uma espécie de impulso do sentimento de nacionalismo na Hungria, quando o país vivia sob uma ditadura.

“O futebol era uma das poucas fontes de alegria para as pessoas. Por isso, houve um trauma tão profundo quando a Hungria perdeu da Alemanha”, disse Tansádi, citando a final da Copa do Mundo de 1954, disputada na Suíça.

O diretor contou mais alguns detalhes sobre o espetáculo. “Na obra, foram incluídas muitas gravações e fragmentos de documentários da época. Também é possível ver jogar a seleção comandada por Puskas. Assim, os espectadores revivem as grandes vitórias da Hungria sobre, por exemplo, Inglaterra e Uruguai, em fases anteriores à final”, completou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host