UOL Esporte Futebol
 
AFP/Issouf Sanogo

Jogadores do Egito comemoram a conquista do tricampeonato da Copa Africana

31/01/2010 - 15h53

Reserva brilha e dá inédito tricampeonato da Copa Africana ao Egito

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Egito recorreu a um “talismã” para conquistar o inédito tricampeonato da Copa Africana de Nações. Gedo saiu do banco de reservas no segundo tempo e fez o gol do título dos Faraós, que derrotaram Gana por 1 a 0 neste domingo no estádio 11 de Novembro, em Luanda (Angola).

Os egípcios, que não se classificaram para a Copa do Mundo-2010, consolidam sua hegemonia no torneio continental. A seleção é a maior vencedora da Copa Africana, com sete títulos conquistados. Gana lutava para conquistar a competição pela quinta vez. A seleção criou as melhores chances na decisão, mas sucumbiu diante do artilheiro da CAN-2010: Gedo fez cinco gols.

Além do inédito tricampeonato, o Egito obteve outro feito marcante: as três conquistas foram obtidas de forma invicta. Na história da CAN, o Egito disputou oito finais e perdeu apenas uma: para a Etiópia, em 1962. Além dos títulos de 2006, 2008 e 2010, os Faraós foram campeões da CAN em 1957, 1959, 1986 e 1998.

Sob uma temperatura de 37º C, Gana e Egito começaram a partida em um ritmo lento. O Egito, como em suas partidas anteriores, preferiu um início mais cauteloso, com a busca de contra-ataques. Aos 13 minutos, Ahmed Hassan tentou encobrir Kingson, mas a bola passou por cima da meta defendida pelo goleiro ganense.

No primeiro tempo, as chances de gol foram raras. Gana apresentou uma marcação eficiente e impediu os avanços dos egípcios. No entanto, os Estrelas Negras não demonstraram força suficiente para passar pelo bloqueio dos Faraós no meio-campo. A partida se tornou truncada, com o predomínio de seguidas faltas.

Cada equipe teve apenas uma boa oportunidade durante a etapa inicial. Gana chegou com perigo aos 24 em forte chute de Asamoah, mas o goleiro El Hadary defendeu. No minuto seguinte, Zidan arriscou de fora da área e mandou à esquerda da trave de Kingson.

NO BANCO, GANENSE CHUPA CHUPETA

  • Enquanto seus companheiros se esforçavam em campo contra o Egito, na final da Copa Africana, um jogador ganense encontrou uma forma inusitada de relaxar: ele foi flagrado com uma chupeta na boca durante o primeiro tempo do jogo em Luanda

Embora tivesse a posse de bola por 57% do tempo nos primeiros 45 minutos, o Egito não teve sequer uma finalização certa neste período. Já a seleção ganense foi pouco eficiente no setor ofensivo, embora tenha criado algumas jogadas em lances de bola parada.

O segundo tempo começou com faltas mais duras. Em sete minutos, o árbitro Koman Coulibaly mostrou o cartão amarelo três vezes. Gana encontrou alguns espaços na defesa egípcia e levou perigo. Aos sete minutos, Asamoah Gyan bateu por cima, rente ao travessão.

Em rápida cobrança de falta, aos 17, Asamoah Gyan chutou para fora e assustou El Hadary mais uma vez. Pressionado, o Egito se limitava a lançamentos longos, mas seus jogadores esbarravam na boa marcação dos adversários. O goleiro egípcio apareceu bem de novo aos 27, ao espalmar outra conclusão de Asamoah Gyan.

Quando o jogo caminhava para a prorrogação, brilhou a estrela de Gedo, que entrou em campo no segundo tempo. Após tabelar com Zidan, ele recebeu dentro da área e tocou colocado no canto esquerdo de Kingson. Na base do desespero, Gana partiu para o ataque, mas não conseguiu o empate. Mais uma vez, o Egito fez a festa.

O TIME IDEAL

TITULARESEl Hadary (EGI); Bougherra (ALG), Gomaa (EGI), Mabina (ANG), Song (CAM), Fathi (EGI), A. Hassan (EGI), Odemwingie (NIG), Gyan (GAN), Flavio (ANG) e Zidan (EGI)
RESERVASKingson (GAN); Mbola (ZAM), Emana (CAM), K. Asamoah (GAN), S. Keita (MLI), Ziani (ALG), Nagy Gedo (EGI), Ayew (GAN), Moulongui (GAB), Obasi (NIG), Mulenga (ZAM) a S. Kalou (CIV)

GANA 0 x 1 EGITO

Gana
Richard Kingson; Lee Addy, Samuel Inkoom, Hans Sarpei, Isaac Vorsah; Emmanuel Agyemang-Badu, Dede Ayew, Opoku Agyemang (E. Addo), Kwadwo Asamoah, Anthony Annan; Asamoah Gyan (Adiyiah)
Técnico: Milovan Rajevac

Egito
Essam El Hadary; Ahmed Al Muhammadi, Hani Said, Wael Gomaa, Sayed Moawad Abdelshafi); Ahmed Fathi (Moatasem), Hosni Abd Rabou, Ahmed Hassan, Hossam Ghali; Mohamed Zidan, Emad Moteab (Gedo)
Técnico: Hassa Shehata

Data: 31/janeiro/2010, domingo
Local: estádio 11 de novembro, em Luanda (Angola)
Árbitro: Koman Coulibaly (Mali)
Cartões amarelos: Opoku (Gana), Al Muhammadi, Moawad, Ghaly (Egito)
Gol: Gedo, aos 40min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host