UOL Esporte Futebol
 
28/01/2010 - 15h55

Gana suporta pressão da Nigéria e está na final da Copa Africana

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
  • Asamoah Gyan (d) comemora ao marcar para Gana diante da Nigéria na semifinal da Copa Africana

    Asamoah Gyan (d) comemora ao marcar para Gana diante da Nigéria na semifinal da Copa Africana

Gana se tornou a primeira finalista da Copa Africana de Nações. Nesta quinta-feira, os ganenses suportaram a pressão da Nigéria e venceram por 1 a 0 em Luanda (Angola). Na decisão, equipe vai enfrentar o Egito, que no início da noite goleou a Argélia na outra semifinal.

A seleção ganense tenta conquistar seu quinto título continental. Os Estrelas Negras já foram campeões da CAN em 1963, 1965, 1978 e 1982. Em 2008, Gana já havia levado a melhor sobre a Nigéria na Copa Africana. Nas quartas de final, a equipe derrotou as Super Águias por 2 a 1.

“É inacreditável”, disse Gyan. “Somos um time jovem e poucas pessoas acreditavam que poderíamos alcançar a decisão”, complementou o jogador.

Já o técnico Milovan Rajevac preferiu enfatizar a mentalidade que passou a seus jogadores. “Disse a eles que queria vê-los chegando à final, não produzindo um futebol bonito. Apenas o resultado é o que interessa. Defendemos bem, e a marcação é a coisa mais importante no futebol moderno”, complementou.

A Nigéria começou melhor a partida em Luanda e buscava Martins em suas jogadas ofensivas. A seleção de Gana, recuada, tentava conter os lançamentos em direção ao atacante. Apesar da pressão nigeriana, os ganenses ficaram em vantagem aos 21 minutos. Asamoah cobrou escanteio da esquerda e Gyan desviou de cabeça para abrir o placar.

O gol tranquilizou a seleção ganense, que passou a tocar a bola com mais qualidade e acertou sua marcação. A equipe quase ampliou sua vantagem aos 24. Gyan levou a melhor sobre a defesa nigeriana e tentou encobrir o goleiro Enyeama, mas mandou a bola por cima.

Aos 27, a Nigéria teve grande chance para empatar. Odemwingie chutou, mas pegou mal na bola; Martins recebeu com liberdade e chutou para defesa difícil de Kingson. O jogo se tornou bastante faltoso e as chances de gol praticamente não existiram até o apito do árbitro.

ASSISTA AO GOL DA VITÓRIA DE GANA

Na segunda etapa, a Nigéria pressionou em busca do empate. Aos dois minutos, Odemwingie chutou da esquerda, a bola desviou em Addy e Kingson evitou o gol contra. Martins levou perigo aos sete, quando concluiu para fora. Aos 14, Kingson apareceu bem de novo ao defender uma finalização de Martins.

Para deixar sua equipe ainda mais ofensiva, o treinador Shaibu Amodu colocou Obinna no lugar de A. Yusuf. Os nigerianos, porém, perdiam uma chance atrás da outra. Aos 27, Martins recebeu passe de calcanhar de Obasi e cruzou; com a coxa, Yakubu desviou para fora.

O nervosismo tomou conta dos nigerianos nos minutos finais da partida, com seguidos cruzamentos que facilitaram o trabalho da defesa ganense. Apesar da pressão, os Estrelas Negras asseguraram a vitória e a vaga na final.

Na outra semifinal, o Egito passou com facilidade pela Argélia por 4 a 0 e será o rival de Gana na decisão. A final da Copa Africana de Nações será disputada neste domingo, às 14h (horário de Brasília), em Luanda. No sábado, em Benguela, às 14h, a Nigéria decidirá o 3º lugar contra a Argélia.

GANA 1 x 0 NIGÉRIA

Gana
Kingson; Inkoom, Vorsah, Addy, Sarpei (Rahim Ayew); Annan, Badu, Ayew, Asamoah; A. Gyan (Amoah), Opoku (Dramani)
Técnico: Milovan Rajevac

Nigéria
Enyeama; M. Yusuf (Odiah), Nwaneri, Shittu, Echiejile; Kaita, A. Yusuf (Obinna), Obi Mikel; Odemwingie (Yakubu), Martins, Obasi
Técnico: Shaibu Amodu

Data: 28/01/2010, quinta-feira
Local: estádio 11 de Novembro, em Luanda (Angola)
Árbitro: Daniel Bennett (África do Sul)
Cartões amarelos: Dramani, Ayew, Annan, Inkoom, Kingson (Gana), A. Yusuf (Nigéria)
Gol: Gyan, aos 27min do primeiro tempo

*Atualizada às 19h24

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host