UOL Esporte Futebol
 
25/01/2010 - 16h31

Egito vira na prorrogação e confirma fama de "carrasco" de Camarões

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Egito segue firme na briga pelo inédito tricampeonato da Copa Africana de Nações. Nesta segunda-feira, os Faraós derrotaram Camarões por 3 a 1 em Benguela (Angola) e se classificaram para as semifinais da competição. Na próxima fase, a seleção pega a Argélia, que a tirou da Copa do Mundo-2010. Com a vitória, os egípcios, maiores campeões continentais com seis títulos, confirmam a fama de “carrascos” dos camaroneses.

Nos últimos anos, os egípcios se tornaram um “pesadelo” para os camaroneses. Em outubro de 2005, um empate por 1 a 1 em casa com os rivais tirou Camarões da Copa do Mundo-2006. Na Copa Africana-08, eles se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias dos Faraós: 4 a 2 (na fase de grupos) e 1 a 0 (na decisão do torneio).

Desde já, espera-se um clima tenso para a semifinal entre Egito e Argélia. Nas eliminatórias da Copa do Mundo-2010, as duas seleções terminaram empatadas e houve a necessidade de um jogo-extra para definir o classificado ao Mundial. A Argélia levou a melhor ao vencer por 1 a 0 no Sudão, mas o duelo ficou marcado pelas brigas entre torcedores das duas seleções.

Em Benguela, egípcios e camaroneses fizeram uma partida equilibrada no início, com poucas chances claras. Camarões estava melhor em campo: embora mais incisiva no ataque, a seleção errava passes demais na intermediária egípcia. Por sua vez, os Faraós pareciam um pouco nervosos com a forte marcação dos adversários.

A seleção camaronesa contou com uma “ajudinha” dos rivais para abrir o placar. Aos 26 minutos, Emana cobrou escanteio pela esquerda; Ahmed Hassan tentou cortar e mandou contra suas próprias redes. O Egito acordou e assustou aos 28. Moteab foi lançado, driblou o goleiro Kameni, mas o toque foi forte demais e ele não conseguiu concluir a jogada.

A redenção de Ahmed Hassan veio aos 37. Ele aproveitou uma bola mal afastada pela defesa de Camarões para chutar de longe e igualar. Na comemoração, o jogador exibiu uma camisa 170 – o número de partidas disputadas pelo meia-atacante pelos Faraós. Antes do intervalo, Emana quase ampliou para Camarões em um chute de longe, defendido com dificuldade por El-Hadary.

Na segunda etapa, o Egito esteve perto de fazer o segundo logo aos dois minutos. Em jogada de velocidade, Hosni saiu na cara de Kameni, mas o goleiro camaronês levou a melhor. Chedjou perdeu a bola para Zidan três minutos depois; o atacante egípcio chutou e Kameni apareceu bem novamente.

ASSISTA AOS GOLS DA VITÓRIA EGÍPCIA

Camarões reagiu em um chute perigoso de Mandjeck aos onze. Emana chutou forte aos 18 e El-Hadary fez boa defesa. A pressão dos Leões Indomáveis continuava firme e o goleiro do Egito pegou a finalização de Eto’o, aos 34. Os egípcios assustaram aos 43: Ahmed Hassan levantou da direita e Moteab mandou na rede pelo lado de fora.

Com o empate por 1 a 1 nos 90 minutos, a partida foi para a prorrogação. Logo no começo, Camarões foi para cima em chances perdidas por Eto’o e Webo. Contudo, Egito ganhou um presente no segundo minuto. Geremi tentou recuar para Kameni, mas tocou fraco na bola e facilitou o trabalho de Gedo, que tocou na saída do goleiro para virar o jogo.

Aos cinco, o Egito contou com a ajuda da arbitragem para fazer o terceiro. Ahmed Hassan cobrou falta com força e Kameni não segurou; a bola bateu no travessão e quicou antes da linha. O juiz errou e validou o gol, para desespero dos camaroneses. Camarões ensaiou uma reação, mas a expulsão de Chedjou completou a atuação ruim da defesa da equipe.

Argélia e Egito jogam nesta quinta-feira em Benguela às 17h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, em Luanda, às 14h, Gana encarará o vencedor de Zâmbia x Nigéria, que se enfrentam nesta segunda-feira às 17h30 em Lubango.

EGITO 3 x 1 CAMARÕES

Egito
Essam El Hadary; Mahmoud Fathallah, Hani Said, Wael Gomaa, Ahmed Fathi; Sayed Moawad; Hosni Abd Rabou (Ghaly), Ahmed Hassan (Abdelshafy), Ahmed Al Muhammadi; Mohamed Zidan (Gedo), Emad Motaeb.
Técnico: Hassan Shehata

Camarões
Idriss Carlos Kameni; Henri Bedimo, Geremi (Bikey), Nicolas Nkoulou, Aurelien Chedjou; Alexandre Song, Enoh Eyong, Georges Mandjeck, Achille Emana (Webo); Samuel Eto’o, Mohamadou Idrissou
Técnico: Paul Le Guen

Data: 25/01/2010, segunda-feira
Local: Estádio Ombaka, em Benguela (Angola)
Árbitro: Jerome Damon (África do Sul)
Cartões amarelos: Hosni, Al Muhammadi, Gomaa, Moawad (Egito), Geremi, Nkoulou, Mandjeck (Camarões)
Cartão vermelho: Chedjou (Camarões)
Gols: Ahmed Hassan (contra), aos 26min, e aos 37min do primeiro tempo; Gedo, aos 2min, e Ahmed Hassan, aos 5min do primeiro tempo da prorrogação

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host