UOL Esporte Futebol
 
Bruno Miani/VIPCOMM

No Pacaembu, jogadores do São Paulo comemoram com a taça da Copinha

25/01/2010 - 12h17

Goleiro brilha nos pênaltis, São Paulo é tri da Copinha e "alivia" sua base

Thales Calipo
Em São Paulo

O São Paulo voltou a ser campeão do principal torneio entre juniores do país. Nesta segunda-feira, a equipe tricolor saiu atrás do placar, mas após grande pressão conseguiu o empate por 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, o goleiro Richard foi o herói ao defender as três cobranças e, com um resultado de 3 a 0, os jogadores comandados por Sergio Baresi conquistaram a Copa São Paulo de futebol júnior pela terceira vez. O clube do Morumbi já havia conquistado a competição em 1993 e 2000.

PRIMEIRO TEMPO
15 min - Alan Patrick recebe passe na entrada da área, limpa a marcação e arrisca chute. A bola vai no canto esquerdo do gol e Richard faz a defesa
18 min - GOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Renan Mota recebe passe na grande área, limpa Bruno Uvini e toca por debaixo das pernas de Richard
39 min - Lucas Gaúcho recebe passe na grande área, disputa bola com Rafael, mas acaba fazendo falta no goleiro santista. O árbitro marca a infração
40 min - Não vale!!! Marcelinho recebe passe na grande área, ajeita e arrisca chute. A bola ainda resvala na marcação e entra para o gol. O árbitro marca impedimento do camisa 10 são-paulino
41 min - Quase!!! Marcelinho passa por três marcadores e rola para Jéfferson. O meio-campista recebe sozinho e arrisca chute. A bola passa raspando a trave direita de Rafael
45 min - Quase!!! Ronieli recebe passe na grande área, limpa Crystian e arrisca chute. A bola passa raspando o travessão de Rafael
SEGUNDO TEMPO
6 min - Renan Mota recebe passe na entrada da área. Richard sai do gol e derruba o atacante santista. Os dois jogadores ficam caídos no gramado
16 min - Quase!!! Ronieli recebe passe na grande área, limpa a marcação e arrisca chute. A bola passa raspando a trave esquerda de Rafael. O atacante, após o arremate, fica sentindo a perna esquerda
29min - Quase!!! Dener recebe passe na grande área e arrisca chute. A bola passa raspando o travessão de Rafael
40 min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!! Ronieli recebe passe na entrada da área e arrisca chute de primeira. A bola entra no ângulo esquerdo de Rafael

O Santos, por sua vez, buscava o seu segundo título no torneio. O clube conquistou a Copa São Paulo apenas em 1984 e, se não se tornou bicampeão, tem como alento o bom trabalho do técnico Narciso e jogadores que devem ser incorporados por Dorival Júnior, como Alan Patrick, que já ganhou oportunidades na equipe principal na última temporada.

Com o feriado e o tempo bom, o Pacaembu ganhou um bom público. Apesar de as autoridades temerem confrontos, não foi registrada nenhuma ocorrência grave, mesmo com a torcida do São Paulo ser, à vista, maioria no estádio.

Com os jogadores da equipe tricolor nervosos, o Santos soube se aproveitar e abriu o placar aos 18min, com Renan Mota. O São Paulo equilibrou as ações na primeira etapa, mas seu ataque não conseguia finalizar com perfeição.

Logo no início da segunda etapa, o goleiro Richard, do São Paulo, deu um carrinho e derrubou Renan Mota, do Santos,  fora da área. O árbitro optou por dar apenas o cartão amarelo, apesar da violência do lance e do fato de o santista partir em direção ao gol.

Aos poucos, o São Paulo passou a pressionar o adversário, que tentava esfriar o jogo sempre que podia. Porém, aos 40min do segundo tempo, Ronieli empatou a partida e acendeu a torcida nas arquibancadas. Após o apito final, o técnico Narciso entrou em campo para protestar contra a não-expulsão do goleiro do São Paulo. Um policial, então, agrediu o ex-jogador ao tentar colocar-se entre ele e o árbitro. Narciso revidou com um empurrão, mas outros policiais conseguiram evitar uma confusão maior.

Na decisão por pênaltis, Richard brilhou ao defender as cobranças de Alan Patrick, Alemão e Renan. O São Paulo converteu três chutes (Jeferson, Denis e Marcelinho) e ficou com o título.

A conquista do São Paulo acontece justamente no momento em que suas categorias de base atravessam um momento complicado. Conhecido por ser um dos grandes formadores de atletas do país, apoiado pela construção de um moderno centro de treinamentos em Cotia para os juniores, o time tricolor tem visto seus jovens jogadores entrarem em litígio para se desvincular da equipe. Até agora, Oscar, Diogo e Lucas Piazon entraram na Justiça contra o clube.

Além das brigas judiciais, as quais o São Paulo acusa o empresário Giuliano Bertolucci de ser o mentor, as categorias de base já não “alimentam” a equipe principal como antes. Da atual equipe de Ricardo Gomes considerada titular, por exemplo, nenhum atleta foi formado no próprio clube.

O reflexo desse fenômeno também é sentido nos cofres do São Paulo. Sem grandes revelações, o clube deixa de lucrar com as negociações para o exterior e, com isso, perde uma das suas principais fontes de renda. O último atleta formado nas categorias de base e que conseguiu uma transferência foi Breno, que no fim de 2007 foi para o Bayern de Munique, da Alemanha, e rendeu cerca de R$ 35 milhões ao time tricolor.

A atual safra do time, no entanto, é promissora. Com jogadores de até 18 anos, já que o regulamento da Copinha estipulou essa idade como teto, o São Paulo sobrou na competição. Diferentemente do adversário desta segunda-feira, o São Paulo venceu sete das oito partidas que realizou - empatou a decisão - e, em apenas uma oportunidade, nas quartas de final, contra o Cruzeiro, a diferença de gols foi a mínima possível.

Mesmo com o bom retrospecto, os jogadores do São Paulo agora sonham transformar o troféu erguido no Pacaembu em um passaporte para a equipe titular, enquanto os dirigentes ambicionam o sucesso destes jovens para manter as suas contas equilibradas.


SÃO PAULO 1 X 1 SANTOS (3 x 0 nos pênaltis)

São Paulo
Richard; Filipe Aguai (Willian), Fabiano, Bruno e Felipe (Paulo Henrique); Casemiro, Zé Vitor, Jeferson e Marcelinho; Ronieli e Lucas Gaúcho (Dener)
Técnico: Sérgio Baresi

Santos
Rafael; Crystian, Renato, Alemão e Wesley (Rafael); Elivelton, Alan Santos, Alan Patrick e Nicão (Kassio); Renan Mota e Dimba (Tindurim)
Técnico: Narciso

Data: 25/01/2010 (segunda-feira)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Thiago Peixoto
Auxiliares: Fabio Rogério e Maria Ferreira
Público: 23.143 presentes
Renda: R$ 247.025,00
Cartões amarelos: Filipe Aguai, Casemiro, Richard, Lucas Gaúcho (SP); Alan Patrick, Tindurim (S)
Gols: Renan Mota, aos 18min do primeiro tempo, para o Santos; Ronieli, aos 40min do segundo tempo, para o São Paulo
Decisão por pênaltis
São Paulo: Jeferson (gol), Dener (gol), Marcelinho (gol)
Santos: Alan Patrick (defendido), Alemão (defendido), Renan (defendido)
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host