UOL Esporte Futebol
 
24/01/2010 - 15h56

Gana vence, elimina Angola e frustra sonho anfitrião do título Africano

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção de Gana ignorou a pressão da torcida local, derrotou pelo placar mínimo de 1 a 0 a dona da casa Angola neste domingo, pelas quartas de final, eliminou os anfitriões e foi a primeira equipe a se classificar para as semifinais da Copa Africana de Nações.

Em busca do pentacampeonato continental, Gana espera agora o vencedor da partida entre Zâmbia e Nigéria, que ocorre nesta segunda-feira no estádio Alto da Chela, em Lubango. Já Angola, viu frustrada sua chance de conquistar pela primeira vez o título africano.

Os angolanos haviam feito uma campanha regular na primeira fase, pelo grupo A, com apenas uma vitória e dois empates. Ainda assim, passaram em primeiro. Já Gana também vinha de apenas um triunfo na competição, contra Burkina Fasso, já que estava na chave B, a mesma de Togo, que deixou a Copa após ataque sofrida por grupos terroristas. No outro jogo, a equipe perdeu para Costa do Marfim.

Impulsionado por sua torcida, Angola começou o jogo tentando impor pressão sobre os ganeses. Mas Asamoah Gyan assustou os anfitriões em uma perigosa cobrança de falta aos nove minutos.

Angola não percebeu que o atacante Gyan era o homem a ser marcado e pagou caro. O camisa 3 das Estrelas Negras recebeu lançamento em profundidade pela direita, deixou o marcador para trás e chutou cruzado para abrir o placar para Gana, aos 16min.

Aos 30, Angola por pouco não empatou. Manucho foi acionado na grande área e desferiu uma cabeçada certeira. Porém, o goleiro Kingson fez grande defesa e salvou a meta ganesa. No fim do primeiro tempo, o mesmo Manucho perdeu grande oportunidade de igualar o placar. Após confusão na área, o atacante angolano chutou por cima do gol adversário.

O dia não era mesmo de Manucho. Com 27 minutos da segunda etapa, novamente o avante angolano subiu de cabeça na cara do gol, mas mandou para fora. Gana soube se segurar bem na defesa, Angola seguiu sem mostrar um futebol objetivo e acabou sem marcar nas quartas de final. Ainda nos acréscimos, a seleção local perdeu boa chance do gol salvador, mas o zagueiro adversário tirou a bola que tinha o endereço das redes.


ANGOLA 0 X 1 GANA

ANGOLA
Carlos Fernandes; Kali, Rui Marques, Zuela; Mabina, Stelvio, Xara, Djalma, Gilberto; Manucho, Flavio
Técnico: Manuel José
GANA
Richard Kingson; Lee Addy, Samuel Inkoom, Hans Sarpei, Isaac Vorsah; Emmanuel Agyemang-Badu, Dede Ayew, Agyemang Opoku, Kwadwo Asamoah, Haminu Dramani; Asamoah Gyan
Técnico: Milovan Rajevac

Data: 24/01/2010, domingo
Local: Estádio 11 de Novembro, em Luanda (ANG)
Árbitro: Mohamed Benouza (Algeria)
Cartões amarelos: Mabina (Angola) Ayew, Amoah e Opoku (Gana)
Gol: Asamoah Gyan, aos 16min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host