UOL Esporte Futebol
 
21/01/2010 - 16h01

Eto'o marca, e reação imediata garante Camarões nas quartas; Zâmbia surpreende

Do UOL Esporte
Em São Paulo

VÍDEO: ETO'O MARCA E CAMARÕES AVANÇA

Classificado para a Copa do Mundo, Camarões se livrou de um destino diferente na Copa Africana de Nações graças ao rápido poder de reação. A seleção não se abateu após situações adversas, um gol relâmpago e um contra. Com um dos gols marcados por Samuel Eto'o, arrancou o empate por 2 a 2 com a Tunísia, em Lubango, e se classificou para as quartas de final. No outro duelo, em Benguela, a Zâmbia venceu o Gabão por 2 a 1 e surpreendeu como líder da chave D.

A seleção de Camarões acabou com a segunda colocação na primeira fase e vai reeditar a final do ano passado na próxima fase diante do Egito, quando perdeu o título. A Zâmbia pegará a Nigéria, segunda da chave C.

O grupo D foi um dos mais equilibrados e teve um empate triplo com quatro pontos entre Gabão, Camarões e Zâmbia. . Nos dois primeiros critérios de desempate, confronto direto e saldo de gols, nova igualdade. Assim, o duelo teve que ser decidido no números de gols marcados nos confrontos diretos. Zâmbia somou quatro, seguido pelos camaroneses, com três, e Gabão, com um. A Tunísia teve três pontos ficou na lanterna.

Detentora de quatro títulos da Copa Africana na história (1984, 1988, 2000 e 2002), a seleção de Camarões precisava apenas de um empate, mas teve dificuldades com a atuação apagada de sua principal estrela, Samuel Eto'o, no primeiro tempo. Mas, ele se redimiu, fez o primeiro gol e ajudou a equipe a evitar uma eliminação precoce na primeira fase, o que não acontece desde 1998.

Nos três jogos da fase classificatória, Camarões sofreu gol até os 17 minutos de jogo. Nesta quinta-feira, a situação ficou ainda mais evidente. Logo no primeiro ataque de jogo, após cruzamento pela direita, Chermiti cabeceou no canto esquerdo do goleiro.

O time controlou a posse de bola e passou a trocar passes procurando espaço para avançar, mas cometia erros bobos e esbarrava no bom sistema defensivo da Tunísia, que tinha o placar favorável. Ainda mostrava pouca criatividade e não chegava com perigo, tentando desesperadamente os lançamentos, sem sucesso.

Depois de controlar o primeiro tempo, se parou Camarões, a Tunísia não foi capaz de parar Eto'o. Logo com um minuto do segundo tempo, Webo fez boa jogada pela direita, cruzou e o atacante desviou no primeiro poste. Com o empate, a Tunísia saiu para o jogo, mas os adversários chegavam com perigo nos contra-ataques.

ASSISTA AOS GOLS DA VITÓRIA DE ZÂMBIA

Aos 18 minutos, Camarões sofreu um gol contra e se complicou. Saada fez lançamento longo e Chedjou tentou recuar de cabeça para o goleiro, mas a bola encobriu Kameni. Mas um minuto depois, veio o troco. N'Guemo recebeu na entrada da área e chutou forte, rasteiro, sem defesa. No final, a Tunísia ainda ficou com um a menos quando Jemal foi expulso.

 

No duelo em Benguela, a Zâmbia consolidou sua condição de surpresa no torneio ao vencer o Gabão por 2 a 1 e garantir a vaga para as quartas de final.

Aos 28 minutos, Kalaba recebeu e com categoria encobriu o goleiro. A seleção de Zâmbia resolveu passar o tempo, mas Gabão não tinha reação. Aos 17min do segundo tempo, após levantamento na grande área, Chamanga ampliou. Aos 38min, Marcolino diminuiu, mas não foi suficiente.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host