UOL Esporte Futebol
 
20/01/2010 - 15h55

Nigéria vence Moçambique e avança; Egito segue 100% na Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Nigéria assegurou sua classificação para as quartas de final da Copa Africana de Nações. Nesta quarta-feira, as Super Águias derrotaram Moçambique por 3 a 0 em Lubango. O destaque do jogo foi o atacante Peter Odemwingie, autor de dois gols. O Egito, que já havia se classificado de forma antecipada, manteve os 100% de aproveitamento ao bater Benin por 2 a 0 em Benguela.

O Egito terminou na liderança do grupo C com nove pontos. A Nigéria ficou em segundo, com seis. Eliminados, Benin e Moçambique somaram apenas um ponto. Nas quartas de final, na segunda-feira, o Egito encara o segundo colocado do grupo D às 14h (horário de Brasília) em Benguela. Já a Nigéria terá pela frente o líder do grupo D às 17h30 em Lubango.

A Nigéria tomou conta da partida contra Moçambique desde o começo, com chances de Obasi e Odemwingie. Embora dominasse o adversário, a seleção nigeriana encontrava dificuldades para se aproximar da área moçambicana. Aos 24, Obasi desperdiçou uma boa oportunidade na frente do goleiro Kapango.

Aos 27, Kapango apareceu de novo ao espalmar uma finalização de Odemwingie. Dois minutos depois, foi a vez de Enyeama pegar uma falta cobrada por Simão. Em chute de longe, Tico-Tico exigiu outra defesa complicada do arqueiro nigeriano.A pressão de Moçambique continuava e Enyeama salvou sua equipe em uma finalização de Pelembe.

Quando Moçambique parecia perto de marcar, a Nigéria foi às redes. Odemwingie arriscou um chute de longa distância, aos 45, e venceu Kapango. Na segunda etapa, o atacante nigeriano voltou a se destacar logo no começo.

No primeiro ataque da Nigéria no segundo tempo, aos dois minutos, Etuhu recebeu em posição legal na esquerda; ele avançou e cruzou para Odemwingie ir às redes pela segunda vez na partida. A vantagem nigeriana desanimou os moçambicanos, que praticamente não atacaram.

A Nigéria fechou o placar aos 40. Obasi aproveitou uma falha da defesa para invadir a área e chutar; Kapango defendeu, mas Martins ficou com o rebote e definiu a vitória tranquila das Super Águias.

EGITO DERROTA O BENIN E AVANÇA

Egito 100%

O Egito confirmou sua força na Copa Africana. A equipe derrotou Benin por 2 a 0, em jogo disputado em Benguela. A seleção, atual bicampeã continental, é a única com 100% de aproveitamento até aqui no torneio.

Mesmo já classificado, o Egito contou com uma dose de sorte para sair na frente. Aos sete minutos, Al-Muhamadi tentou cruzar da direita; o goleiro Djidonou estava adiantado e foi surpreendido. Com a necessidade de vencer para brigar pela classificação, Benin ofereceu pouco perigo aos Faraós.

Com tranquilidade, os egípcios ampliaram sua vantagem aos 24. Após um cruzamento da direita, Raouf desviou de cabeça e acertou a trave; Moteab aproveitou o rebote para fazer o segundo do Egito. Sem Sessegnon, um de seus principais jogadores, Benin teve pouca criatividade ofensiva e não levou perigo à meta de El Hadary.

Na segunda etapa, o Egito continuou melhor em campo e por pouco não fez o terceiro aos dez minutos. Moteab recebeu na esquerda, mas Djidonou saiu bem do gol e ficou com a bola. Com três atacantes em campo, Benin foi para cima e teve boas chances com Aodou.

Nos instantes finais da partida, os Egitos criaram diversas oportunidades para ampliar, mas esbarraram em seus erros de finalização. No entanto, as falhas não comprometeram mais uma vitória dos Faraós.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host