UOL Esporte Futebol
 
18/01/2010 - 15h51

Angola e Argélia avançam na Copa Africana com empate "conveniente"

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com um empate “conveniente”, Angola e Argélia se classificaram para as quartas de final da Copa Africana de Nações. As duas seleções se enfrentaram em Luanda, pelo grupo A do torneio continental, e ficaram no 0 a 0. Em Cabinda, Mali derrotou o Maláui por 3 a 1 e ambos foram eliminados.

Os angolanos, anfitriões da competição, ficaram em primeiro lugar da chave com cinco pontos. Argélia e Mali terminaram empatados com quatro pontos. No entanto, os argelinos levaram a melhor no confronto direto, primeiro critério de desempate: a seleção derrotou os malineses por 1 a 0. Maláui, que havia surpreendido a Argélia com uma vitória por 3 a 0 na primeira rodada, acabou na lanterna com três pontos.

Em Luanda, Angola e Argélia fizeram um primeiro tempo movimentado, mas se arriscaram pouco nos 45 minutos finais. A dona da casa criou a primeira chance de perigo em um lance sem querer. Aos 18 minutos, Mabiná cruzou da direita e o goleiro Chaouchi viu a bola passar rente ao travessão. A resposta dos donos da casa veio aos 22. Belhadj cobrou falta, Bougherra completou na pequena área e Carlos fez excelente defesa.

Chaouchi salvou a Argélia aos 26, ao pegar uma falta cobrada por Zé Kalanga. Os angolanos pressionaram e o goleiro argelino defendeu em dois tempos um chute de longe de Manucho. Aos 43, Chaouchi fez outra boa defesa: com os pés, ele evitou o gol de Djalma.

Após o intervalo, a Argélia chegou com perigo aos três minutos. Bouazza cruzou rasteiro da esquerda, Matmour não alcançou e a bola passou por toda a área angolana. Como o empate sem gols era o suficiente para classificar as duas seleções para a próxima fase, nenhuma delas quis se arriscar e colocar a vaga em risco.

Vitória inútil

Mali conquistou sua primeira vitória nesta edição da Copa Africana, mas o triunfo por 3 a 1 sobre Maláui em Cabinda de nada adiantou. O empate entre Angola e Argélia eliminou as duas equipes da competição.

O início de partida dos malineses foi arrasador. A seleção saiu na frente logo no primeiro minuto de jogo e contou com a colaboração de Sanudi. O goleiro do Maláui errou um chute em uma reposição de bola; Kanouté agradeceu o presente e deixou Mali em vantagem.

Dois minutos depois, Mali ampliou em uma falta cobrada por Seydou Keita, em nova falha de Sanudi. Com os dois gols, a seleção malinesa continuou a pressão sobre Maláui, que encontrava dificuldades para passar do meio-campo. Bagayoko teve mais duas oportunidades, aos 35 e aos 43, mas as desperdiçou.

Na segunda etapa, por pouco Maláui não diminuiu aos três minutos. Diamoutene desviou uma cobrança de falta e quase marcou contra. Como Mali reduziu seu ritmo de jogo, os malauianos foram para o ataque. Aos 13, após três tentativas seguidas dentro da área, Russell enfim conseguiu vencer o goleiro Sidibé.

O gol acordou os malineses. Seydou Keita exigiu uma defesa difícil de Sanudi aos 15. Na cobrança de escanteio, o goleiro do Maláui salvou pouco antes da linha do gol. Os jogadores de Mali reclamaram de um pênalti sobre Keita aos 18, mas o árbitro nada marcou.

Russell esteve a ponto de empatar aos 26, mas cabeceou para fora quando estava livre diante de Sidibé. Bagayoko fez o terceiro de Mali aos 40, de cabeça, mas o jeito foi lamentar a eliminação ao lado dos malauianos.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host