UOL Esporte Futebol
 
17/01/2010 - 18h26

Camarões sai atrás, mas vira sobre a Zâmbia e segue vivo na Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção de Camarões saiu perdendo de Zâmbia neste domingo, pelo grupo D da Copa Africana de Nações. Mas a equipe do astro Samuel Eto’o se recuperou na partida - inclusive com um gol do atacante -, conseguiu uma importante vitória por 3 a 2 e agora passa a depender de si para chegar às quartas de final da competição.

Detentora de quatro títulos da Copa Africana de Nações na história (1984, 1988, 2000 e 2002), a seleção de Camarões precisa apenas de um empate para se classificar, já que o desempate acontece através do confronto direto. Se chegar aos quatro pontos, os camaroneses ficarão à frente da Tunísia e empatado com a Zâmbia, mas em vantagem sobre os rivais deste domingo.

A próxima rodada do grupo D da Copa Africana de Nações acontece no próximo dia 21, quinta-feira. O agora segundo colocado Camarões (com três pontos) enfrenta a seleção da Tunísia (2), enquanto o líder Gabão (4) joga contra a lanterna Zâmbia (1).

Um gol logo no começo do jogo era tudo que a seleção de Camarões não queria, mas foi justamente o que aconteceu. Aos 8min, Katongo recebeu na ponta esquerda e cruzou para a área; o zagueiro Song cortou muito mal e a bola sobrou no pé do atacante Mulenga, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol.

Com isso, a proposta de Zâmbia ficou totalmente clara: ficar atrás e jogar no contra-ataque. Com dificuldades de penetrar na defesa, a equipe de Camarões começou a arriscar de longe, especialmente com o atacante Samuel Eto’o.

De bola parada, a Zâmbia quase ampliou aos 37min, mas o goleiro de Camarões resolveu mostrar serviço. Kalaba cobrou falta de longe e quase surpreendeu Kameni, que fez ótima defesa; no rebote, Chamanga pegou de primeira e exigiu mais uma excelente participação do camisa 1.

No segundo tempo, Camarões já contava com um gol anulado quando aos 23min o goleiro da Zâmbia resolveu dar uma ‘ajuda’ para os rivais. Em lance totalmente inesperado, Geremi evitou a saída da bola pela lateral e chutou, despretensiosamente, em direção ao gol.

Mweene tentou segurar a bola, que passou pelas suas mãos e entrou, em um falha incrível do goleiro. O empate acordou a seleção de Camarões, que logo em seguida contou com o faro de artilheiro de seu grande astro para virar a partida. Tchoyi fez ótima jogada individual pela direita e cruzou para o meio da área.

Samuel Eto’o, oportunista, pegou rebote da defesa e bateu rasteiro, cruzado, sem chances para o goleiro Mweene. Mas logo em seguida, de pênalti, Katongo colocou a partida novamente em igualdade. Mas Idrissou, de cabeça, aproveitou cruzamento de Geremi e garantiu a vitória dos camaroneses.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host