UOL Esporte Futebol
 
16/01/2010 - 18h23

Com gol contra, Egito bate Moçambique e avança em busca do inédito tri

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Egito teve mais dificuldades que esperava, encontrou uma defesa bem postada e mal conseguiu atacar. Mas teve a sorte a seu favor. Com um gol contra de Dario Kahn e uma infelicidade do adversário, os farós bateram Moçambique por 2 a 0, em Benguela, foram às quartas de final e seguem firmes rumo ao inédito tricampeonato da Copa Africana de Nações.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA

Atual bicampeão do torneio, o título pode servir como um consolo para a seleção que por muito pouco não se classificou para a Copa do Mundo 2010. Após empatar em número de pontos com a Argélia na liderança do grupo C das Eliminatórias, disputou um jogo extra, mas saiu derrotado por 1 a 0 no Sudão.

Mas se reergueu na Copa Africana. Com dois triunfos, (bateu a Nigéria, classificada para a Copa, por 3 a 1, de virada), é líder no grupo C com seis pontos e não pode mais ser alcançado pelos terceiro e quartos colocados. Já Moçambique conheceu sua derrota após um empate com Benin na estreia e permaneceu com um ponto, segurando a lanterna, mas ainda sonha em passar de fase.

Com pouca tradição no esporte, Moçambique jamais levou o título e sequer chegou entre os quatro primeiros colocados do torneio africano. Já nas eliminatórias para a Copa do Mundo, terminou com o terceiro lugar no grupo B, que teve Nigéria como líder.

O primeiro tempo surpreendeu pelo equilíbrio. Com estratégia bem definida, Moçambique começou a partida fechando os espaços do Egito, que tinha dificuldades para trocar passes, seu ponto forte. Apesar de movimentado, a etapa inicial foi marcada por muitas faltas.

Com a tática dando certo, Moçambique ganhou confiança e levava perigo quando saía em velocidade, mas pecava por ter Fumo isolado no ataque. Ao Egito restaram poucas opções. Zidan, que não ia bem na partida, era a principal arma, mas não tinha sucesso.

No segundo tempo, o Egito voltou a campo disposto a se desvencilhar da marcação adversária e chegou ao gol em um lance de sorte. Após cruzamento pela direita, Khan, do meio da área, empurrou contra a própria meta na tentativa de tirar do adversário, aos 2 minutos de bola rolando.

Moçambique não se deu por satisfeito e saiu em busca do empate. Aos 13, marcou, mas o árbitro assinalou impedimento. Com a vantagem no placar, o Egito espera va o adversário para sair nos contra-ataques. Aos 35min, Nagy Gedo ampliou. Após a bola bater no atleta adversário e servir quase como uma assistência, ele pegou de três dedos marcando belo gol.

Os jogos de encerramento do grupo C pela primeira fase acontecem na próxima quarta-feira, às 14h. O Egito enfrenta Benin, em Benguela, enquanto Nigéria e Moçambique medem forças em Lubango.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host