UOL Esporte Futebol
 
16/01/2010 - 15h51

Após perder na estreia, Nigéria se recupera e bate Benin

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • De pênalti, Yakubu fez o gol da vitória por 1 a 0 da Nigéria sobre Benin na Copa Africana

    De pênalti, Yakubu fez o gol da vitória por 1 a 0 da Nigéria sobre Benin na Copa Africana

A Nigéria se recuperou do vexame na estreia da Copa Africana de Nações. Neste sábado, as Super Águias venceram Benin por 1 a 0, em Benguela, em partida válida pelo grupo C do torneio continental. Os nigerianos seguem com chances de classificação para as quartas de final.

Classificada para a Copa do Mundo-2010, a Nigéria perdeu de virada para o Egito por 3 a 1, em seu primeiro jogo na competição. Já Benin estreou com um empate por 2 a 2 com Moçambique. As duas partidas foram disputadas na terça-feira.

Após um início equilibrado, aos poucos a Nigéria começou a pressionar o adversário. Aos 15 minutos, Yakubu recebeu livre no meio da defesa beninense, ficou cara a cara com o goleiro Chitou, mas chutou para fora. A resposta de Benin veio dois minutos depois, em falta cobrada com perigo por Sessegnon.

Uche teve uma chance para Nigéria aos 19, mas chutou para fora. Os nigerianos reclamaram de um pênalti de Adenon em Yakubu, mas o juiz nada marcou. O goleiro Chitou quase se complicou aos 23: ao defender um cruzamento de Odemwingie, ele se chocou com um zagueiro e por pouco não soltou a bola nos pés de Yakubu.

O travessão salvou a Nigéria de levar o primeiro gol aos 39, em forte chute de longe de Sessegnon. Aos 40, Chitou fez grande defesa em cabeçada de Shittu; no rebote, em nova bola levantada, Odemwingie tentou cabecear e Boco colocou a mão na bola. Yakubu cobrou e converteu a penalidade.

Na segunda etapa, a Nigéria assustou aos cinco minutos. Shittu cobrou falta, Chitou espalmou e ninguém aproveitou o rebote. Benin teve duas boas chances para empatar logo em seguida. Após jogada de Omotoyossi, Sessegnon concluiu com perigo aos oito. Dois minutos depois, Kobena recebeu passe de Sessegnon na esquerda e chutou; a bola bateu no travessão.

Os técnicos das duas seleções fizeram várias mudanças e as duas equipes diminuíram o ritmo, com poucas oportunidades claras de gol. O único lance de maior destaque foi a substituição do goleiro beninense Chitou, que deixou o campo após se chocar com Obinna.

Ainda nesta tarde, o Egito, atual bicampeão do torneio continental, enfrenta Moçambique às 16h30 (horário de Brasília), em Benguela. Na última rodada da fase de grupos, o Egito enfrenta Benin (em Benguela), enquanto a Nigéria pega Moçambique (em Lubango). As duas partidas serão na próxima quarta-feira, às 14h (horário de Brasília).

NIGÉRIA 1 x 0 BENIN

Nigéria
Vincent Enyeama; Elderson Echiejile, Joseph Yobo (Apam), Danny Shittu, Yusuf Mohammed; John Obi Mikel, Dickson Etuhu, Kalu Uche (Kaita); Chinedu Obasi, Peter Odemwingie, Yakubu Aiyegbeni (Victor Obinna).
Técnico: Shaibu Anodu

Benin
Rachad Chitou (Djidonou); Khaled Adenon, Damien Chrysostome, Romuald Boco, Emmanuel Imorou (Singbo); Djiman Koukou, Seidath Tchomogo, Stéphane Sessegnon, Mouri Ogunbiyi, Nouhoum Kobena,; Razak Omotoyossi.
Técnico: Michel Dussuyer

Data: 16/01/2010, sábado
Local: Estádio Ombaka, em Benguela (Angola)
Árbitro: Henrique Martins de Carvaldo (Angola)
Cartões amarelos: Sessegnon, Bocco, Omotoyossi (Benin), Echiejile (Nigéria)
Gol: Yakubu (pênalti), aos 42 min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host