UOL Esporte Futebol
 
15/01/2010 - 18h24

Com um a menos, C. do Marfim bate Gana e vai às quartas da Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Costa do Marfim se classificou nesta sexta-feira para as quartas de final da Copa Africana de Nações, pelo Grupo B. A seleção marfinense, que está na mesma chave do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, conseguiu vencer Gana por 3 a 1. Os marfinenses tiveram Eboue expulso no começo da segunda etapa, mas souberam segurar o triunfo.

Com a vitória, a Costa do Marfim chegou aos quatro pontos e garantiu a sua classificação às quartas de final da competição, pois Gana não tem como alcançar a pontuação dos marfinense. O Grupo B ficou com apenas três seleções depois que Togo deixou a competição. O ônibus da seleção togolesa foi metralhado por um grupo separatista de Cabinda e três pessoas acabaram mortas.

Na primeira etapa, a Costa do Marfim teve um domínio maior de jogo. O time marfinense conseguiu dominar o meio de campo e dificultou as ações de Gana, liderado pelo atacante Asamoah. Enquanto a Costa do Marfim tentava chegar ao gol adversário tocando a bola, os rivais arriscavam muitos chutes de longa distância.

Aos 23min, o ataque marfinense pegou a defesa adversária aberta e conseguiu abrir o placar. Depois de uma rápida troca de passes, a bola chegou para Salomon Kalou, que cruzou na medida para Gervinho apenas empurrar para o fundo do gol do arqueiro Richard Kingson.

Após o gol, Gana tentou sair mais para o jogo. Asamoah tentou levar a equipe para ataque e, em um belo lance, quase empatou. O atacante limpou um zagueiro fora da área e bateu forte para o gol, mas o goleiro Boubacar Barry aplicou uma bela defesa.

Na segunda etapa, os ganeses saíram com tudo para o ataque. Aos 10min, o marfinense Eboue deu uma entrada violenta em Amoah e fui expulso, complicando o duelo para a Costa do Marfim. Logo depois, Amoah tabelou com a zaga adversária e acertou a trave.

Quando o confronto começaça ficar bom para os ganeses, a Costa do Marfim ‘achou’ um gol e praticamente acabou com as chances dos adversários. Aos 20min, Tiene acertou um belo chute em uma cobrança de falta e abriu 2 a 0 para os marfinenses.

No final, Keita fez uma bela jogada e deu um belo cruzamento para Drogba fazer o terceiro. O atacante não fez uma bela partida, mas deixou a sua marca. No minuto seguinte, a arbitragem marcou um pênalti para os ganeses, que Gyan Asamoah cobrou com eficiência.

COSTA DO MARFIM 3 x 1 GANA

Costa do Marfim
Boubacar Barry; Siaka Tiene, Kolo Toure, Emmanuel Eboue, Soulemane Bamba; Didier Zokora, Yaya Toure (Faé), Cheik Tiote, Salomon Kalou (Keita); Gervinho (Demel) e Didier Drogba.
Técnico: Vahid Halilhodzic

Gana
Richard Kingson; Eric Addo, Samuel Inkoom, Isaac Vorsah, Moussa Narry (Essien); Emmanuel Agyemang-Badu, Opoku Agyemang (Afful), Dede Ayew (Gyan Asamoah), Rahim Ayew; Mathew Amoah e Kwadwo Asamoah.
Técnico: Milovan Rajevac

Data: 15/01/2010, sexta-feira
Local: Estádio Chimandela, em Cabinda (Angola)
Árbitro: Jerome Damon (África do Sul)
Cartões amarelos: Tiote, Zokora, Kalou, Barry e Gervinho (Costa do Marfim); Opoku (Gana)
Cartão vermelho: Eboue (Costa do Marfim)
Gols: Gervinho, Tiene e Drogba (Costa do Marfim); Gyan Asamoah (Gana)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host