UOL Esporte Futebol
 
14/01/2010 - 15h52

Argélia vence Mali e se recupera de vexame na estreia da Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Argélia se recuperou do vexame da estreia da Copa Africana de Nações. Três dias após ser surpreendida ao perder para o modesto Maláui por 3 a 0, derrotou Mali por 1 a 0, em Luanda, e se manteve vivo na briga por uma das vagas do grupo A à fase quartas-de-final. Os rivais, por outro lado, ficam em situação complicada no torneio continental.

O resultado também coloca ponto final num jejum nesta edição. Foi a primeira vitória de uma seleção que estará presente na Copa-2010. Até então, todos haviam fracassado, com exceção de Gana, que ainda não fez sua primeira partida. Argélia, Camarões e Nigéria estrearam com derrota, enquanto Costa do Marfim apenas empatou com Burkina Fasso.

Com o resultado positivo, a Argélia conhece seus três primeiros pontos, enquanto Mali, que havia alcançado um heróico empate por 4 a 4 diante de Angola na primeira rodada --perdia por 4 a 0 até aos 32min do segundo tempo--, estaciona em um ponto.

Diante disso, o duelo era encarado como uma espécie de “decisão”. Como já era esperado, começou equilibrado. E com poucas chances de gol. Os argelinos apostavam nas jogadas aéreas. A opção não dava certo. Mali pouco produziu ofensivamente e se ressentia da ausência de Kanouté. Companheiro de Luis Fabiano no Sevilla, o atacante estava contundido e começou no banco de reservas.

Isso só mudou a partir da segunda metade da etapa inicial. No entanto, apenas a Argélia “acordou”. Aos 26min, por exemplo, após rápida troca de passes, Ziani bateu forte e viu o goleiro Diakite evitar o primeiro dos argelinos. A partir daí, cresceram em campo e chegar ao primeiro gol, aos 42min, com Halliche, de cabeça.

Mali não tinha alternativa e retornou com uma postura diferente. O técnico Stephen Keshi adiantou a marcação de sua equipe. Parecia que a estratégia daria resultado. Logo aos 6min, o goleiro argelino Chaouchi, que foi um mero espectador no primeiro tempo, fez uma bela defesa e evitou o empate.

Não bastasse isso, Keshi “ignorou” a contusão de Kanouté e mandou o atacante para campo. Não adiantou. Diferentemente do que ocorreu contra os angolanos, os principais jogadores de Mali não estavam inspirados para evitar o tropeço. As duas seleções voltam a jogar na próxima segunda-feira. Mali enfrenta Maláui, enquanto os argelinos terão pela frente a anfitriã Angola.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host