UOL Esporte Futebol
 
13/01/2010 - 15h58

Camarões para em goleiro e perde para Gabão na Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Mais um favorito teve uma estreia amarga na Copa Africana de Nações. Nesta quarta-feira, Camarões parou na boa atuação do goleiro Ovono e perdeu por 1 a 0 para o Gabão, em Lubango (Angola), pelo grupo D do torneio continental.

Até agora, nenhuma das seleções do continente que disputarão a Copa do Mundo-2010 venceu nesta edição da CAN. A Argélia perdeu por 3 a 0 para Maláui, enquanto a Costa do Marfim empatou sem gols com Burkina Fasso. A Nigéria perdeu por 3 a 1 para o Egito de virada. Gana fará seu primeiro jogo no torneio na sexta-feira contra os marfinenses.

Camarões criou a primeira chance para abrir o marcador. Aos oito minutos, Emana fez boa jogada individual; após se livrar de dois marcadores, ele chutou cruzado e acertou a trave direita, após leve desvio do goleiro Ovono. Quando os Leões Indomáveis dominavam, Gabão abriu o placar.

Aos 17, Meyé ganhou uma dividida e tocou para Cousin, que tocou na saída do goleiro Kameni para ir às redes. Os camaroneses tentaram uma rápida reação, mas Ovono defendeu o chute de Webo aos 20. O goleiro gabonense apareceu bem de novo aos 24, ao espalmar uma falta cobrada por Geremi.

Os camaroneses assustavam em lances de bola parada, mas esbarraram em Ovono e na bem montada defesa gabonense. Para piorar a situação dos Leões Indomáveis, Eto’o praticamente não tocou na bola durante toda a etapa inicial. Aos 38, Emana bateu por cima do travessão.

Como o Gabão avançou poucas vezes ao ataque, a partida teve poucos lances de emoção até o intervalo. Com dificuldades para superar a marcação dos adversários, Camarões seguia sem criar chances perigosas.

Em uma tentativa de mudar os rumos de sua equipe, o técnico Paul Le Guen colocou Tchoyi em campo para o segundo tempo. O reserva levou perigo aos cinco minutos, em chute defendido por Ovono. Com uma postura mais ofensiva, os Leõs Indomáveis acumularam chances perdidas.

Aos onze, Ovono fez defesa difícil em uma cabeçada de Webo após uma cobrança de escanteio. Quatro minutos depois, Eto’o cobrou falta rapidamente; Emana recebeu livre na área e chutou, mas Ovono impediu o gol de empate. Gabão recuou e se limitava a lançamentos longos para Cousin como jogada ofensiva.

Ovono seguia como o principal personagem da partida. O goleiro do Gabão salvou sua equipe mais uma vez em um chute de Emana aos 29. As diversas modificações feitas pelos treinadores diminuíram o ritmo da partida. Camarões ainda tentou aos 43 em falta cobrada por Geremi. Ovono, o nome do jogo, espalmou. Nos acréscimos, aos 47, Aubameyang acertou o travessão em batida de falta e quase ampliou para os gabonenses.

Ainda nesta quarta-feira, às 16h30 (horário de Brasília), Zâmbia x Tunísia fecha o grupo D, em Lubango. As equipes voltam a campo no domingo: Gabão pega a Tunísia (às 14h), enquanto Camarões enfrenta Zâmbia (às 16h30).

CAMARÕES 0 x 1 GABÃO

Camarões
Kameni; Geremi, R. Song, Nkoulou, Bedimo (Eyong); A. Song, Makoun, N’Guemo (Tchoyi); Emana, Eto’o, Webo (Idrissou)
Técnico: Paul Le Guen

Gabão
Ovono; Moundounga, Apanga, Ecuele Manga, Ambourouet; Kessany, Mbanangoye (Djissikadie), Moubamba, N’Guema; Cousin, Meyé (Aubameyang)
Técnico: Alain Giresse

Data: 13/01/2010, quarta-feira
Local: Estádio da Chela, em Lubango (Angola)
Cartões amarelos: N’Guema, Meyé (Gabão)
Gol: Cousin, aos 17min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host