UOL Esporte Futebol
 
12/01/2010 - 18h27

Moçambique faz contra, mas aproveita falhas e arranca empate de Benin

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A estreia de Moçambique e Benin na Copa Africana de Nações-2010 ficou marcada pelas seguidas falhas e até jogadas bizarras como a do goleiro Kapango, que se atrapalhou ao dar uma cambalhota. Melhor para quem soube aproveitar os erros adversários. Foi o caso de Moçambique. Após marcar contra e estar perdendo por 2 a 0, a equipe se recuperou e arrancou o empate por 2 a 2 com Benin, em Benguela (Angola).

Com pouca tradição no esporte, as duas equipes jamais levaram o título e sequer chegaram entre os quatro primeiros colocados do torneio africano. Já nas eliminatórias para a Copa do Mundo, Benin ficou em segundo na chave D, mas viu Gana ganhar a vaga no Mundial. Já Moçambique, terminou com o terceiro lugar no grupo B, que teve Nigéria como líder.

Ao término da primeira rodada do grupo C, o Egito lidera com três pontos e dois gols de saldo, seguido por Benin e Moçambique, empatados com um ponto. A Nigeria está em quarto sem pontuar.

A partida começou movimentada com as duas equipes abertas e errando muitos passes. Benin soube se impor e abriu o placar, de pênalti, aos 15 minutos, com Omotoyossi. Cinco minuto depois, contou com a sorte para ampliar. Após bate-rebate na área, Khan tentou tirar o atacante, mas mandou contra a própria meta.

LANCE INUSITADO DO JOGO: GOLEIRO TENTA FAZER GRAÇA E QUASE SOFRE GOL

A partida parecia tranquila, mas Moçambique reagiu. Aos 29min, Lobo marcou de cabeça. No final do primeiro tempo, a equipe cresceu, após ouvir a bronca do técnico que pedia que a equipe tocasse a bola no campo adversário, já que a defesa rival deixava a desejar, principalmente o goleiro Djidonou.

O segundo tempo começou com as equipes com a mesma postura. E foi assim que Moçambique chegou ao empate em um grande vacilo do arqueiro que errou na saída a bola. Fumo, um dos destaques da partida, aproveitou a chance, aos 10  minutos. O duelo ficou morno no final com as equipes receosas de ceder a vitória.

Nos minutos finais, o goleiro Kapango, de Moçambique, protagonizou um lance inusitado ao dar uma cambalhota e perder a bola sozinho. O jogador teve trabalho para recuperá-la e por pouco não sofreu o gol.

No primeiro jogo da chave C, o Egito, atual bicampeão da Copa Africana de Nações, estreou com o pé direito no torneio ao bater a Nigéria, que tem vaga garantida na Copa do Mundo, por 3 a 1, de virada, também em Benguela (Angola).


MOÇAMBIQUE 2 x 2 BENIN

Moçambique
João Rafael Kapango; Campira Samuel, Khan, Mexer e Paito; Genito (Hagy), Simão, Domingues, Lobo; Bucuane (Parruque) e Fumo (Helder)
Técnico: Mart Nooij

Benin
Djidonou; Singbo (Imorou), Chrysostome, Adenon e Boco; Sessegnon, Tchomogo, Ahoueya (Koukou); Poté, Omotoyossi, Ogunbiyi (Kobenan)
Técnico: Michel Dussuyer

Data: 12/01/2010, terça-feira
Local: Estádio Ombaka, em Benguela (Angola)
Árbitro: Khalid Abdel Rahman (Sudão)
Cartões amarelos: João Rafael Kapango, Lobo, Bucuane, Mexer (Moçambique)
Adenon (Benin)
Gols: Omotoyossi, aos 15 min, Khan (contra), aos 20min, Lobo, aos 29 minutos do primeiro temp, Fumo, aos 10 minutos do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host