UOL Esporte Futebol
 
12/01/2010 - 15h54

Egito inicia defesa do título da Copa Africana com virada sobre Nigéria

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Atual bicampeão da Copa Africana de Nações, o Egito iniciou muito bem a defesa do título. Nesta terça-feira, em sua estreia na competição, os Faraós derrotaram a Nigéria, classificada para a Copa do Mundo-2010, por 3 a 1 de virada em Benguela (Angola), em partida pelo grupo C do torneio.

O Egito começou um pouco melhor e logo criou a primeira chance clara da partida. Aos cinco minutos, Zidan escapou pela direita, invadiu a área e chutou com força, com perigo para o goleiro Enyeama. A Nigéria aos poucos equilibrou o jogo e abriu o placar aos 12.

Obasi recebeu na direita, livrou-se da marcação de Fathallah e bateu cruzado para marcar um belo gol. Em desvantagem, o Egito teve dificuldades para se recuperar e se precipitou com longos lançamentos. Aos 23, Zidan quase empatou: o atacante passou pela marcação e chutou rasteiro para fora.

Com uma forte marcação defensiva, a Nigéria impedia o meio-campo egípcio de criar. Os Faraós perdiam rapidamente a posse de bola, mas levaram certa dose de sorte aos 34. Hassan lançou do seu campo de defesa e Enyeama deixou o gol; Moteab chegou primeiro na bola, driblou o goleiro e tocou para as redes para igualar.

Com o empate, a Nigéria caiu de produção, e foi a vez do Egito ir para cima. Aos 41, Moteab esteve perto de fazer o segundo ao receber e mandar por cima do travessão. Nos acréscimos, os nigerianos levaram perigo em um chute cruzado de Taiwo, defendido por El-Hadary.

Na segunda etapa, a Nigéria deu o primeiro susto aos dois minutos em um cruzamento rasteiro de Obasi; El-Hadary ficou com a bola. Fathi, aos oito, respondeu para os egípcios, com um chute para fora. Os Faraós viraram o placar aos dez. Zidan recebeu na direita e ajeitou para a batida firme de Ahmed Hassan. A bola desviou em Taiwo antes de entrar.

A Nigéria tentou reagir, mas esteve perto de levar o terceiro aos 18. Zidan cobrou falta no canto direito, mas Enyeama se esticou para espalmar. Em busca do empate, os nigerianos esbarraram em boa defesa de El Hadary aos 29, em chute rasteiro de Taiwo.

A dez minutos do fim, o técnico Shaibu Amodu colocou Kanu em campo, em tentativa para deixar a seleção nigeriana mais ofensiva. No entanto, quem foi às redes foi o Egito. Gedo, que entrou durante o segundo tempo, definiu o resultado aos 42, em chute cruzado.

Ainda nesta tarde, às 16h30 (horário de Brasília), o jogo Moçambique x Benin completa a primeira rodada do grupo C. As equipes voltarão a campo no sábado: às 14h, Nigéria enfrenta Benin, enquanto o Egito encara Moçambique.

EGITO 3 x 1 NIGÉRIA

Egito
Essam Al Hadari; Hani Said, Wael Gomaa, Ahmed Fathi, Mahmoud Fathallah, Sayed Moawad, Hosni Abd Rabou (Gedo), Hossam Ghali (El Mohamadi), Ahmed Hassan; Mohamed Zidan (Abdul-Shafi), Emad Moteab
Técnico: Hassan Shehata


Nigéria

Vincent Enyeama; Taye Taiwo, Joseph Yobo, Obinna Nwaneri, Yusuf Mohammed; Yusuf Ayila, John Obi Mikel (Nwankwo Kanu), Dickson Etuhu, Kalu Uche (Victor Obinna); Chinedu Obasi, Yakubu Aiyegbeni
Técnico: Shaibu Amodu

Data: 12/01/2010, terça-feira
Local: Estádio Ombaka, em Benguela (Angola)
Árbitro: Rajindraparsad Seechurn (Ilhas Maurício)
Cartão amarelo: Nwaneri (Nigéria)
Gols: Obasi, aos 12min, e Moteab, aos 34min do primeiro tempo; Ahmed Assan, aos 10min, e Gedo, aos 42min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host