UOL Esporte Futebol
 
11/01/2010 - 15h55

Rival do Brasil na Copa-2010, C. do Marfim amarga empate na Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Adversária do Brasil na Copa do Mundo-2010, Costa do Marfim decepcionou em sua estreia na Copa Africana de Nações. Nesta segunda-feira, os Elefantes dominaram Burkina Fasso, criaram várias chances para marcar, mas amargaram um empate sem gols em Cabinda (Angola), pelo grupo B da competição.

A pressão marfinense, principalmente no primeiro tempo, dava a impressão de que a seleção de Burkina Fasso seria goleada sem grandes problemas. No entanto, os Elefantes esbarraram em seus erros de finalização contra um rival que chutou apenas duas vezes em 90 minutos.

A partida em Cabinda foi marcada pelo clima de tensão, reflexo do atentado ocorrido na sexta-feira à seleção de Togo. Vahid Halilhodzic, treinador de Costa do Marfim, afirmou que o atacante Didier Drogba recebeu ameaças de morte, assim como outros jogadores da equipe.

As seleções de Costa do Marfim e Burkina Fasso chegaram ao estádio Nacional de Chaizi, em Cabinda, sob forte esquema de segurança. Drogba afirmou que os jogadores marfinenses ficaram “muito abalados” com o ataque sofrido pela seleção togolesa.

Nesta segunda-feira, também estava programado o jogo entre Togo e Gana pelo grupo B, em Cabinda. A seleção togolesa deixou a competição após o atentado sofrido pela equipe na sexta-feira. O ônibus que transportava a delegação foi metralhado por membros do grupo separatista Flec. Três pessoas morreram no ataque; o goleiro reserva Kodjovi Kadja Obilale ficou ferido e foi levado para a África do Sul, onde foi operado.

O jogo

Logo no começo da partida, aos dois minutos, os jogadores da Costa do Marfim reclamaram de um pênalti de Koulibaly em Drogba. Embora o burquinense tenha derrubado o atacante, o juiz não marcou a falta. Os marfinenses não demoraram para tomar conta das ações e criaram seguidas chances para abrir o placar.

Aos cinco, Bakari Koné arriscou de longe e mandou para fora. A Costa do Marfim voltou a assustar aos 16 em cabeçada de Koné. O goleiro Diakite teve trabalho em um chute de Zokora aos 20, mas defendeu em dois tempos. Eboué fez boa jogada pela direita aos 29; porém, chutou à direita da meta burquinense.

Burkina Fasso se limitou a ficar em seu campo de defesa, com raras subidas ao ataque. Durante o primeiro tempo, a equipe não deu sequer um chute a gol. Aos 32, Tiéné concluiu para fora um cruzamento da direita. Para se ter uma ideia do domínio dos marfinenses na etapa inicial, a seleção teve 68% de posse de bola.

A última chance dos Elefantes saiu aos 42. Em jogada rápida, Drogba deu bom passe para Koné, que exigiu defesa complicada de Diakite. No total, Costa do Marfim finalizou onze vezes nos primeiros 45 minutos.

Na segunda etapa, Burkina Fasso melhorou um pouco a marcação no meio-campo e no lado direito de sua defesa. Aos onze minutos, após boa jogada de Bamba, Koné chutou para fora. Enquanto os marfinenses diminuíram o ritmo, os burquinenses enfim chegaram à meta adversária. Aos 23, o goleiro Barry defendeu uma falta cobrada por Dagano.

Os marfinenses seguiam com o domínio sobre o rival, mas sem concretizar suas oportunidades para ficar em vantagem. Tiéné cobrou falta aos 29 e Diakite defendeu com facilidade. A dez minutos do fim, o treinador Vahid Halilhodzic mandou Costa do Marfim para frente, com a entrada de Dindane no lugar de Tiotê.

Aos 40, Drogba recebeu na direita após uma rápida cobrança de falta. O atacante do Chelsea chutou cruzado para fácil defesa de Diakite. Na base do desespero, Costa do Marfim tentou definir o jogo a seu favor, mas saiu de campo com um tropeço em sua estreia na Copa Africana.

Costa do Marfim volta a campo na sexta-feira contra Gana, às 16h30 (horário de Brasília), em Cabinda. Burkina Fasso jogará contra Gana no dia 19, às 14h, em Luanda.

COSTA DO MARFIM 0 x 0 BURKINA FASSO

Costa do Marfim
Boubacar Barry; Siaka Tiéné, Kolo Touré; Emmanuel Eboué, Soulemane Bamba; Didier Zokora, Yaya Touré, Cheik Tiotê (Aruna Dindane); Bakari Koné (Kader Keita), Gervinho (Salomon Kalou), Didier Drogba.
Técnico: Vahid Halilhodzic

Burkina Fasso
Daouda Diakite; Bakary Koné (Panandetiguiri), Paul Koulibaly, Mady Panandetiguiri, Hamadou Tall; Charles Kaboré, Mahamoudou Kere, Jonathan Pitroipa, Florent Rouamba, Narcisse Yameogo (Habib Bamogo); Moumouni Dagano (Youssouf Koné).
Técnico: Paulo Duarte

Data: 11/01/2010, segunda-feira
Local: Estádio Chiazi, em Cabinda (Angola)
Árbitro: Bennaceur Kacem (TUN)
Cartões amarelos: Koulibaly (Burkina Fasso), Yaya Touré (Costa do Marfim)
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host