UOL Esporte Futebol
 
11/01/2010 - 13h38

Maláui surpreende e vence Argélia por 3 a 0 na Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Copa Africana de Nações-2010 teve sua primeira zebra. Nesta segunda-feira, pelo grupo A, Maláui surpreendeu ao derrotar a Argélia, classificada para a Copa do Mundo-2010, por 3 a 0. Com facilidade, a seleção malauiana explorou bem o nervosismo dos argelinos no estádio 11 de Novembro, em Luanda (Angola).

Diante de um estádio praticamente vazio, a Argélia logo tentou impor seu estilo de jogo, com Maláui esperando um contra-ataque. Na primeira chance da partida, os argelinos levaram perigo aos cinco minutos, com um chute de Ghezzal por cima. A resposta veio três minutos depois, em cabeçada perigosa de Russell.

A Argélia encontrava dificuldades para criar jogadas contra a sólida defesa de Maláui. Aos 16, os argelinos tiveram uma boa oportunidade com Matmour, após passe de Saïfi, mas o goleiro Sanudi defendeu. Maláui abriu o placar no minuto seguinte.

O goleiro argelino Chaouchi saiu mal com os pés; Kanyenda aproveitou a bobeada e tocou para Russell deixar Maláui em vantagem. A Argélia aumentou a pressão sobre os adversários, mas a defesa malauiana levou a melhor, principalmente nas jogadas pelo alto.

Maláui ampliou sua vantagem aos 35, quando Hellings levantou para a cabeçada precisa de Kafoteka. Os argelinos tentaram diminuir ainda no primeiro tempo, mas sem causar grandes incômodos à defesa malauiana.

A situação da Argélia se complicou de vez logo no começo do segundo tempo. Aos dois minutos, Chaouchi falhou ao tentar cortar um cruzamento da direita; Russell acertou a trave, mas Banda mandou para as redes para fazer o terceiro. No lance, Banda se machucou e foi substituído por Ngambi.

A Argélia se limitava a ameaças em seguidas cobranças de escanteio, sem grande efeito prático. As entradas de Ziaya e Bezzaz melhoraram o time, mas os argelinos ainda encontravam problemas. Maláui quase chegou ao quarto gol aos 27, em nova falha de Chaochi. O goleiro deixou a bola escapar em um chute de Wadabwa; Chiukepo cabeceou para fora.

Na abertura da competição, também pelo grupo A, Angola vencia Mali por 4 a 0, mas cedeu o empate por 4 a 4. as equipes voltam a campo nesta quinta-feira. Às 14h (horário de Brasília), Mali enfrenta Argélia. Já Angola e Maláui jogam às 16h. Os dois jogos serão em Luanda.

Nesta segunda-feira, a Copa Africana terá mais uma partida: Costa do Marfim x Burkina Fasso, às 14h, em Cabinda. O jogo Gana x Togo também estava programado para esta tarde, mas a seleção togolesa desistiu de disputar a competição. Na sexta-feira, o ônibus que transportava a delegação foi metralhado por membros do grupo separatista Flec. Três pessoas morreram.

MALÁUI 3 x 0 ARGÉLIA

Maláui
Swadick Sanudi; Moses Chavula, James Sangala, Peter Mponda, Elvis Kafoteka; Hellings Mwakasungula, Joseph Kamwendo, Peter Wadabwa (Zakazaka), Davi Banda (Ngambi); Russell Mwafulirwa (Chiukepo), Esau Kanyenda
Técnico: Kinnah Phiri

Argélia
Fawzi Chaouchi; Madjid Bougherra, Rafik Halliche, Samir Zaoui; Nadir Belhadj, Karim Matmour (Bezzaz), Hassan Yebda, Yazid Mansouri, Karim Ziani; Abdelkader Ghezzal (Bouazza), Rafik Saifi (Ziaya).
Técnico: Rabah Saadane


Data:  11/01/2010, segunda-feira
Local:  Estádio 11 de Novembro, em Luanda (ANG)
Árbitro: Badara Diatta (SEN)
Cartões amarelos: Sanudi (Maláui), Saïfi e Ziani (Argélia)
Gols: Russell, aos 17min, e Kafoteka, aos 35min do primeiro tempo; Banda, aos 2min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host