UOL Esporte Futebol
 
17/12/2009 - 15h43

Maracanã fecha a partir de setembro para se preparar para Copa-2014

Das agências internacionais
No Rio de Janeiro
  • Maquete apresenta o projeto do Maracanã, que ficará sem receber partidas, para a Copa de 2014

    Maquete apresenta o projeto do Maracanã, que ficará sem receber partidas, para a Copa de 2014

Perto de completar 60 anos, o Maracanã se prepara para uma nova fase. O estádio será modernizado a um custo de 500 milhões de dólares para ser o principal palco da Copa do Mundo de 2014. As reformas começarão em março de 2010, mas a previsão é que as partidas no Maracanã sejam suspensas apenas a partir de setembro do mesmo ano.

“O começo dos trabalhos de renovação do estádio está previsto para março de 2010, mas o estádio fechará completamente em setembro”, destacou nesta quinta-feira Marcia Lins, secretária de esportes e turismo do Rio de Janeiro, durante entrevista coletiva.

A finalização das obras no estádio, inaugurado em 1950 para 200 mil torcedores, está prevista para dezembro de 2012. O projeto planeja conservar a fachada e a cor celeste original do Maracanã. No entanto, sua forma oval de cinco pisos vai ganhar uma cobertura. “Isso dará um ar de modernidade”, disse Marcia.

Os trabalhos de renovação, estimados em mais de 500 millones de dólares, respeitarão as recomendações da Fifa. Com isso, os 88 mil lugares passarão para pouco mais de 83 mil. “Antes, os estádios tinham somente o campo, mas hoje existem múltiplos usos para eles. O Maracanã vai se equipar também com uma cozinha industrial e restaurantes”, completou a secretária.

O projeto também prevê a revitalização de toda a região norte do Rio de Janeiro. A construção de uma grande passarela de 300 metros por cima da via férrea vai integrar o bairro do Maracanã ao da Quinta da Boa Vista. O estádio já havia passado por uma transformação em 2007 para se adequar ao Jogos Pan-Americanos, mas as reformas para o Mundial de 2014 prometem ser mais profundas.

O secretário de obras públicas do Estado do Rio de Janeiro, Icaro Moreno, destacou que as arquibancadas da parte inferior serão demolidas e modificadas para permitir uma melhor visibilidade aos torcedores. Os setores de arquibancadas e cadeiras deverão ser unificados, dando visão total do gramado a todos os presentes nas partidas.

“Hoje a capacidade de retirada total dos torcedores é de 30 minutos, e a Fifa exige que tudo aconteça em oito minutos”, destacou Moreno. As zonas destinadas aos jogadores (especialmente os vestiários), à imprensa, aos torcedores (arquibancadas, banheiros e restaurantes) e o estacionamento (que terá capacidade para 16 mil carros) sofrerão todas as mudanças exigidas pela entidade máxima do futebol.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host