UOL Esporte Futebol
 
13/12/2009 - 18h59

Presidente do Bahia anuncia Renato Gaúcho como novo técnico

Do UOL Esporte
Em Salvador

O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, surpreendeu ao anunciar neste domingo o nome de Renato Gaúcho para comandar o time baiano na próxima temporada, em substituição a Paulo Bonamigo.

Existia a expectativa de que o nome anunciado para o cargo fosse o de René Simões, que treinou a seleção da Costa Rica nas últimas partidas das eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2010, mas Marcelo Guimarães anunciou, por meio de sua conta no microblog Twitter, o nome de Renato Gaúcho.

"Fechamos. Renato Gaúcho é o novo treinador do Bahia para 2010. Quinta-feira apresentação na inauguração da Loja oficial do clube", escreveu o presidente do clube, que disputa novamente a Série B na próxima temporada.

Em uma postagem seguinte, o dirigente fez elogios ao novo contratado, que teve como seu principal título a conquista da Copa do Brasil de 2007, pelo Fluminense, mesmo clube pelo qual chegou à final da Copa Libertadores da América no ano passado, mas acabou derrotado pela LDU, do Equador, e ficou com o vice-campeonato.

"Treinador e jogador vitorioso, com espírito de vencedor. Assim como o Bahia. Espero o apoio, como sempre acontece, do nosso torcedor em 2010! Alguns detalhes estavam pendentes, mas resolvemos. Pesou a vontade que percebi em Renato de vir para a Bahia para um projeto de um ano", relatou Guimarães Filho.

Neste ano, Renato Gaúcho teve uma curta passagem pelo Fluminense quando o time estava na zona de rebaixamento para a Série B. O treinador tem 47 anos, é natural da cidade Guaporé, no Rio Grande do Sul. Como treinador, comandou ainda o Madureira e o Vasco, além do Fluminense, onde teve quatro passagens.

Como jogador, Renato Gaúcho foi atacante do Grêmio, campeão mundial em 1983. Ele também teve passagens por Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Atlético-MG, Bangu e Roma (ITA), além de ter disputado partidas pela seleção brasileira, com a qual conquistou o título da Copa América em 1989.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host