UOL Esporte Futebol
 
18/11/2009 - 23h02

Uruguai garante última vaga e Copa de 2010 terá todos os campeões mundiais

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Copa do Mundo de 2010 terá a participação de todos os países que já conquistaram títulos mundiais. Na disputa da última vaga para a competição na África do Sul, o Uruguai garantiu a classificação na repescagem ao empatar com a Costa Rica por 1 a 1, nesta quarta-feira, em Montevidéu, após vencer o jogo de ida por 1 a 0.
  • "El Loco" Abreu comemora o gol do Uruguai, que garantiu última vaga na Copa do Mundo de 2010


A última vez em que todos os campeões mundiais participaram de uma edição da Copa ocorreu em 2002, no torneio disputado no Japão e na Coréia do Sul. Campeão em 1930 e 1950, o Uruguai vai para seu 11º Mundial em 19 edições.

Assim como nas duas edições anteriores das eliminatórias, mais uma vez o Uruguai precisou da repescagem para definir uma vaga na Copa, ao ficar em quinto lugar na seletiva sul-americana. Na briga por uma vaga no Mundial de 2002 e de 2006, o time sul-americano enfrentou a Austrália. Desta vez, porém, o adversário não saiu da Oceania, mas sim da América Central.

O país bicampeão mundial teve que enfrentar a Costa Rica, comandada pelo brasileiro René Simões. A equipe centro-americana obteve a quarta colocação das eliminatórias da Concacaf após deixar escapar a classificação direta para a Copa na última rodada. A equipe abriu 2 a 0 nos Estados Unidos, mas permitiu o empate por 2 a 2, com direito a gol no último minuto, e teve que disputar a repescagem.



A partida desta quarta-feira foi marcada pelo nervosismo. Apesar da vantagem do empate, o Uruguai aproveitou o apoio da torcida para encurralar os adversários em seu campo de ataque no primeiro tempo, mas teve dificuldade para criar boas chances de gol. A Costa Rica também pouco produziu, levando perigo em chutes de longa distância.

O segundo tempo foi mais movimentado que a etapa inicial. Melhor na partida, o Uruguai abriu o placar aos 25 minutos, quando "El Loco" Abreu aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para as redes. Quando os donos da casa acreditavam em uma classificação tranquila, a Costa Rica chegou o empate quatro minutos depois, com Centeno.

O gol animou a Costa Rica, que melhorou na partida e exerceu uma forte pressão sobre os donos da casa nos minutos finais. Mas, apesar das tentativas dos visitantes, a retranca do Uruguai garantiu a classificação do país para a Copa do Mundo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host