UOL Esporte Futebol
 
18/11/2009 - 20h32

Com gol irregular na prorrogação, França empata com Irlanda e vai à Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

AP Photo/Michel Euler
Eu serei honesto. Foi bola na mão

Henry, que usou a mão antes de dar o passe, admite que o lance foi irregular
A França tinha a confortável vantagem de jogar por um empate em casa para garantir sua 13ª participação em Copas do Mundo. E a igualdade chegou apenas na prorrogação com gol de Gallas, após passe de Henry, que utilizou a mão para ajeitar a bola. Com o placar de 1 a 1, nesta quarta-feira, os Les Bleus garantem a vaga na África do Sul e acabam com o sonho da Irlanda de chegar ao seu quarto Mundial.

Campeã do mundo em 1998 e vice em 2006, a França ficou apenas um ponto atrás da Sérvia nas eliminatórias e teve que passar pela repescagem para assegurar a presença na Copa do Mundo de 2010. Na primeira partida venceu por 1 a 0 e o empate em 1 a 1, obtido na prorrogação, consolidou a quarta participação consecutiva em Mundiais.

"No gol, foi tudo tão rápido. Recebi a bola do Thierry [Henry] e tudo aconteceu muito depressa que não vi se foi mão", afirmou Gallas, autor do gol francês no primeiro tempo da prorrogação.

Após perder a partida de ida em Dublin, apenas a vitória interessava à Irlanda, que partiu para cima. Enquanto os franceses pararam na defesa adversária e davam pouco trabalho ao goleiro Given, os visitantes criaram as melhores chances do primeiro tempo.

Aos 24min, Robbie Keane obrigou a saída do goleiro francês Hugo Lloris para evitar a abertura do marcador. Dois minutos depois, Doyle também desperdiçou boa chance. Com mais volume de jogo, a Irlanda abriu o placar aos 32min da etapa inicial. Após jogada pela esquerda, o atacante Robbie Keane apenas empurrou de primeira para fazer 1 a 0.

Logo no início do segundo tempo, a Irlanda criou oportunidades para ampliar o placar, mas não foi eficiente no arremate final. Como o resultado levaria a partida para a prorrogação, as duas seleções passaram a intensificar suas investidas ao ataque e o jogo ficou mais aberto.

A França arriscava de longe e em jogadas de bola parada. E a Irlanda respondeu em contra-ataque. Aos 16min, Duff avançou, esperou a saída do goleiro frances Lloris, mas não conseguiu ir às redes. No minuto seguinte, foi a vez de Given abafar chute de Henry.

Com a proximidade do fim da partida, as duas seleções permaneciam no ataque, mas com o devido cuidado na defesa. Mandante do confronto, a França ainda tentou sufocar no final, mas sem sucesso e o duelo foi para a prorrogação.

No tempo extra, a França criou as principais chances. Aos 8min, Anelka recebeu lançamento dentro da área, caiu e pediu a marcação de pênalti, não assinalado pelo árbitro sueco Martin Hansson. Três minutos depois Govou teve um gol bem anulado por estar em posição de impedimento.

Aos 13min do primeiro tempo da prorrogação, a França conseguiu o empate. Em bola alçada na área, Henry utilizou a mão para ajeitar a bola antes de cruzar para Gallas marcar o tento que garantiu os Les Bleus na Copa de 2010, para alegria dos torcedores presentes no Stade de France, entre eles o presidente Nicolas Sarkozy e os ex-jogadores Fabien Barthez e Zinedine Zidane.

*Atualizada às 21h38

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host