! Eslovênia bate Rússia e, nos critérios de desempate, se garante na Copa - 18/11/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
18/11/2009 - 19h44

Eslovênia bate Rússia e, nos critérios de desempate, se garante na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Jogando em casa e com o apoio da sua torcida, a Eslovênia fez valer o seu mando de campo nesta quarta-feira ao vencer a Rússia por 1 a 0 e se garantir na Copa do Mundo de 2010.

ESLOVÊNIA ESTÁ GARANTIDA NA COPA

  • AP Photo/Darko Bandic

    Jogadores da Eslovênia festejam o gol que deu a vitória sobre a Rússia e a classificação eslovena

Com o resultado, os eslovenos se classificaram nos critérios de desempate, já que a primeira partida terminou com vitória da Rússia por 2 a 1. O tento sofrido no final do jogo custou "apenas" a vaga na Copa do Mundo de 2010 para a Rússia, já que no regulamento da eliminatória europeia o gol fora vale mais.

Desta forma, a Eslovênia conquistou o direito de disputar a segunda Copa do Mundo da sua história, após ficar de fora em 2006 - a primeira foi no ano de 2002.

O único gol da partida foi marcado por Zlatko Dedic, aos 44min do primeiro tempo. Birsa cruzou da meia direita, e ele se antecipou ao zagueiro para completar para o gol, marcando o tento que garantiu o seu país na Copa.

A Rússia, para piorar, ainda teve dois jogadores expulsos na partida. Kerzhakov se estranhou com o goleiro Handanovic e foi excluído por chutar o adversário - o arqueiro recebeu cartão amarelo por ter empurrado o russo.

O outro jogador russo foi expulso de uma forma inusitada. Irritado com o resultado adverso, o atacante Zhirkov empurrou o gandula local e foi excluído de campo aos 46min do segundo tempo.

Os russos tiveram duas boas chances de marcar no segundo tempo e assegurar a vaga na Copa, mas pararam nas mãos do goleiro Handanovic (que se tornou um dos heróis da classificação); aos 31min com Zyrianov e aos 39min com Zhirkov.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host