UOL Esporte Futebol
 
19/10/2009 - 10h17

Portugal é beneficiado no sorteio da repescagem europeia; França pega a Irlanda

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em sorteio realizado nesta segunda-feira na cidade de Zurique, na Suíça, a Fifa definiu os confrontos da repescagem das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2010, nos dias 14 e 18 de novembro. Entre os países que eram cabeças-de-chave, a seleção de Portugal teve melhor sorteio e enfrentará a Bósnia-Herzegóvina, país que jamais disputou uma Copa do Mundo.

Bósnia-Herzegóvina e Portugal jamais se enfrentaram em partidas oficiais ou amistosos. A primeira partida será disputada em território português, com a equipe de Cristiano Ronaldo tendo de viajar ao país adversário para fazer o segundo jogo.

Já os franceses terão pela frente a equipe da Irlanda, que já disputou três Copas do Mundo, mas acabou ficando fora da edição de 2006, na Alemanha, quando foi eliminada do mesmo grupo em que a França se classificou pelas eliminatórias da Europa.

Equipe que conta com o defensor John O'Shea, do Manchester United, e tem o técnico italiano Giovanni Trapattoni, a Irlanda não esteve nas últimas cinco edições da Eurocopa e tem como melhor resultado em Copas as quartas de final de 1990.

PARTIDAS DA REPESCAGEM

Jogos de ida (14/11)
Irlanda x França
Portugal x Bósnia-Herzegóvina
Grécia x Ucrânia
Rússia x Eslovênia
Jogos de volta (18/11)
França x Irlanda
Bósnia-Herzegóvina x Portugal
Ucrânia x Grécia
Eslovênia x Rússia
França e Irlanda se enfrentaram 14 vezes, com seis vitórias dos franceses, quatro da seleção irlandesa e quatro empates. A última vez em que a França perdeu foi em 1981, por 3 a 2, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 1982.

O último confronto, disputado em Dublin, em 2005, foi vencido pelos franceses por 1 a 0, com gol de Thierry Henry. A primeira partida da repescagem será na Irlanda, com o jogo de volta marcado para território francês.

"É uma vantagem jogar a partida de volta em casa, mas a primeira partida pode ser mais importante porque lhe dá confiança", afirmou o vice-presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noel Le Graet.

Campeã europeia de 2004, que esteve na Copa do Mundo apenas em 1994, nos Estados Unidos, a Grécia terá um confronto com a Ucrânia, que em 2006 esteve em sua primeira edição de Copa.

Em quatro confrontos a vantagem é dos ucranianos, que venceram duas vezes, além de um empate e uma vitória da Grécia. A primeira partida do confronto será disputada na Grécia, com a Ucrânia recebendo o adversário em casa no segundo jogo.

Já a Rússia, surpresa da última Eurocopa, quando chegou às semifinais, enfrentará a Eslovênia, seleção que esteve em sua única Copa do Mundo em 2002. Em três partidas disputadas, há equlíbrio entre as duas seleções, com uma vitória para cada e um empate. A primeira partida será disputada na Rússia, com a Eslovênia sendo mandante do jogo final.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host